PERSE:
Eduardo Bismarck defende a permanência do programa de incentivos para setores do turismo e eventos
Por Redação IN Poder - Em 28/03/2024 às 1:23 PM
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), subiu à tribuna do plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira, 27, para apresentar seu posicionamento contra a extinção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). O momento ocorreu durante um evento no Plenário que contou com a presença de diversos representantes dos setores.
O parlamentar reforçou a necessidade de valorizar os profissionais de turismo e eventos, garantindo empregos e consequentemente o desenvolvimento econômico do país. Bismarck é autor da emenda que incluiu todo o setor de turismo no PERSE, (inicialmente voltado apenas para eventos). “Muitos trabalhadores foram beneficiados, assim como agências de turismo e diversos outros. Por isso, é necessário priorizar e incentivar seu crescimento”, defende.
A audiência que ocorreu nesta manhã foi uma resposta à proposta de redução gradativa do Programa, que pretende diminuir gradualmente a partir deste ano, até acabar por definitivo em 2027. Segundo uma pesquisa feita pela Ampro, caso o Perse fosse revogado hoje, apenas 20% das empresas do setor teriam saúde financeira para manter seu quadro de funcionários sem realizar demissões. Além disso, para 70% das empresas, o fim do Perse impactaria fortemente seu negócio.
“Enquanto defensor do turismo, seguirei com esta luta defendendo a permanência da medida. Diversos municípios têm como principal fonte de renda o turismo, que movimenta, consequentemente, os estados e todo Brasil”, completa Bismarck.