Em Fortaleza
Eduardo Bismarck participa de encontro com Júlio Ventura para conhecer instalações do Grupo Carmais
Por Redação IN Poder - Em 28/04/2023 às 6:56 PM
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) e o senador suplente de Cid Gomes (PDT), Júlio Ventura (PDT), estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 28, em Fortaleza. O encontro, articulado por Ventura, ocorreu para que o empresário pudesse apresentar as instalações da holding do Grupo Carmais – no qual é diretor – para o parlamentar e amigo.
Além de Ventura e Bismarck, outros integrantes da cúpula da empresa participaram do momento. E em um encontro entre dois dos mais relevantes nomes da cena política cearense na atualidade, a temática não poderia ficar de fora.
Os parlamentares conversaram, em um bate-papo descontraído e enriquecido de detalhes, sobre o processo eleitoral de 2022, que consagrou Elmano de Freitas (PT) como governador do Ceará e Camilo Santana (PT) como senador, bem como a projeção para o pleito que se aproxima, onde estará em jogo a prefeitura de Fortaleza.
Litígio Ceará e Piauí
Abancada do Ceará no Congresso Nacional se reuniu nessa quarta-feira, 26, em Brasília, para discutir temas importantes para o Estado. Conforme o coordenador do grupo, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), o objetivo do encontro é tratar a questão da Serra da Ibiapaba. Há um embate entre Ceará e Piauí sobre a linha divisória entre os estados.
Ao todo, 13 municípios e 25 mil cearenses “podem se tornar” piauienses, caso as terras sejam transferidas ao estado vizinho. O caso está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria da ministra Cármen Lúcia. A ação foi movida pelo governo piauiense em 2011 e, desde então, já foram gastos R$ 6,910 milhões dos cofres piauienses com o processo.
Para dar ainda mais segurança jurídica ao Ceará, e evitar que essa e outras divisas entre os estados brasileiros sejam modificadas, Eduardo Bismarck apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A ideia é garantir que todas as faixas em disputas de território no mapa brasileiro, ainda não resolvidas, sejam definidas conforme critério histórico de ocupação e de pertencimento local.
“Fiz um convite para todos os deputados cearenses para que se tornassem co-autores da PEC, para que sejam autores tanto quanto eu da PEC”, disse o coordenador da bancada cearense durante a reunião.