NOVO PAC
Educação infantil será ampliada no Ceará com novas creches em 57 municípios
Por Eduardo Buchholz - Em 02/07/2024 às 7:10 PM
O Ceará irá ampliar o acesso à educação infantil, com o lançamento de novas creches em 57 municípios, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana. Este projeto, que faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representa um investimento de R$ 265,2 milhões e foi oficialmente divulgado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, prefeitos e outras autoridades.
“Já estão autorizadas, dinheiro empenhado para começar as obras. Nunca o MEC olhou tanto para educação básica como no governo do presidente Lula, desde a creche até o Ensino Médio. Creches bonitas com bons profissionais para a fase mais importante da vida da gente, a primeira infância”, afirmou o ministro Santana, destacando o foco do governo em fortalecer a primeira etapa da educação formal.
Camilo Santana também anunciou que o valor destinado às creches é parte de um investimento maior que inclui repasses para escolas de tempo integral e a compra de ônibus escolares, totalizando R$ 1 bilhão em fundos educacionais para o Estado.
O governador Elmano de Freitas enfatizou o impacto transformador da educação. “Nossos avós não puderam entrar em escola porque escola não existia. Nossos pais, uma parte não entrou na escola, e a outra entrou mas teve que parar de estudar, porque tinha que trabalhar para ajudar a família. Nós somos a geração que está construindo junto para que o nosso povo tenha creche e escola boa em tempo integral”, disse o governador.
Júnior Castro, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), agradeceu a iniciativa, reconhecendo a importância do apoio federal para realizar projetos de grande necessidade e alto custo. “Hoje, a gente vê uma prioridade do MEC ser a primeira infância, etapa fundamental para a formação das crianças. Em nome dos municípios contemplados, a gente só tem a agradecer por saber que muitos municípios não teriam condições de fazer uma obra tão importante e ao mesmo tempo tão cara como essa”.
O projeto PAC Seleções, parte do Novo PAC, visa reduzir desigualdades educacionais ampliando a oferta de educação em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), priorizando municípios com maior déficit de matrícula e baixa capacidade de realização de obras, assegurando assim o direito à educação para todos no Ceará.