GOVERNO DO CEARÁ
Élcio Batista ressalta relevância do Laboratório de Inovação e Dados para o serviço público
Por Marcelo - Em 10/03/2020 às 7:48 PM
O Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará utilizará ferramentas como inovação, inspiração e transformação para acelerar a entrega do Governo Digital no Estado e estimular a cultura inovadora e o uso da ciência de dados na administração pública. Deve dar maior velocidade a novos projetos, apoiando a experimentação de ideias, por meio de mentorias de inovação para entregar serviços públicos mais eficientes e focados no cidadão.
Coordenado pela Casa Civil, o Íris nasce com o propósito de inspirar pessoas e impactá-las de maneira inovadora. “Precisamos cooperar para inovar e inovar para competir. Estamos em um grande movimento em direção a um Governo conectado com as transformações que o mundo vem passando”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista.
Ele ressaltou, ainda, que os governos precisam encontrar novas formas de interação com os cidadãos, no momento de realizar as políticas públicas. “Não podemos ser donos das coisas, nem ser dono dos dados. Somos, hoje, o que podemos chamar de incubadora de inovações”, explicou Élcio Batista.
“Nossa missão é deixar um legado para o Estado que amamos e para todos os cearenses. A gente tem que ter dados e saber utilizá-los, para traçar metas, objetivos e melhorar a qualidade dos serviços prestados para a população. Até 2022, por exemplo, queremos ter um Governo Digital no Ceará”, disse Camilo Santana.
De acordo com Jessika Moreira, coordenadora do Íris, o laboratório é um ponto de conexão entre as secretarias, no contexto do movimento de Transformação Digital do Governo do Ceará. “Temos a missão de apoiar e acelerar as iniciativas de inovação dos órgãos estaduais”, asseverou.