Impacto da eleição
Eleição de Evandro e Gabriella muda composição na Alece e CMFor
Por Redação IN Poder - Em 28/10/2024 às 11:39 AM
Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo, 27, com 50,38% dos votos, e deixará a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para assumir o novo cargo a partir de 1º de janeiro de 2025. Eleito deputado estadual pela terceira vez em 2022, então pelo PDT, sua saída abre espaço para o suplente Bruno Pedrosa (PDT) assumir a cadeira no legislativo estadual.
Com a renúncia de Evandro à presidência da Alece, o 1º vice-presidente, Fernando Santana (PT), deverá ocupar o cargo até o fim do mandato da Mesa Diretora, em fevereiro. Gabriella Aguiar (PSD), eleita vice-prefeita na chapa de Leitão, também deixará sua posição na Assembleia, e sua vaga será assumida por Apollo Vicz (PSD), segundo suplente da legenda.
Essas mudanças refletem o impacto da vitória de Leitão e sua equipe na política estadual e na Alece. A reestruturação abrange tanto o legislativo cearense quanto a Câmara Municipal de Fortaleza, onde Tony Brito, suplente do PSD, assumirá o posto de Apollo Vicz, que será empossado como deputado estadual.
Leitão, que iniciou sua carreira na política após atuar no futebol, agora terá o desafio de comandar a capital cearense em um contexto de transformação política local e reestruturação de cargos estratégicos. Essa transição de lideranças e o preenchimento de vagas reflete o novo cenário político que Fortaleza e o Ceará enfrentarão nos próximos anos.