Piso dos Professores

Elmano anuncia reajuste de 14,95% para professores da rede estadual

Por Redação IN Poder - Em 10/04/2023 às 12:07 PM

230410 Anuncio Piso Professores Apeoc Cg3723 2

O reajuste deve entrar em vigor no próximo mês de junho. Foto: Reprodução / Redes Sociais

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira, 10, o reajuste de 14,95% no piso salarial dos professores da rede pública estadual a partir de junho desde ano. A mensagem será enviada para avaliação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ainda nesta semana. Elmano se reuniu com representantes da categoria e membros da sua gestão, na sede governo no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A divulgação do aumento salarial foi feita por meio das redes sociais do petista nesta segunda, 10. Além de Elmano, participaram do momento a vice-governadora, Jade Romero (MDB); o presidente da Apeoc, Anízio Melo; a secretária da Educação, Eliana Estrela; e o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT).

“Estou aqui para manifestar que com o diálogo e mesa de negociação do nosso governo com o Sindicato Apeoc chegamos ao entendimento da garantia do piso nacional para professores e professoras do Estado do Ceará. O Ceará continuará a ter o melhor plano de carreiras da rede pública estadual do Brasil”, afirmou o chefe do executivo estadual.

230410 Anuncio Piso Professores Apeoc Cg3436

Membros do Governo e da categoria estiveram reunidos para debater o tema. Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O reajuste beneficia 56.800 docentes – entre ativos, aposentados, pensionistas e temporários. O impacto financeiro é de, aproximadamente, R$ 407 milhões/ano ao Tesouro Estadual. Com a nova tabela, a remuneração para um professor em início de carreira, com 40 horas semanais, será de 6.147,69. Já para um professor no último nível da carreira, com doutorado, passa a R$ 17.642,70. A remuneração inclui as verbas relativas ao vencimento (piso), regência e Parcela Variável de Redistribuição (PVR). Há ainda auxílio alimentação para todos os professores com carreira com 40 horas semanais.

O presidente da Apeoc, Anízio Melo, comemorou o reajuste dado a categoria e lembrou que a maioria dos estados não pagam o piso desde 2011. “O Ceará foi o primeiro a cumprir. O debate foi responsável e estamos garantindo, em um processo de negociação, a aplicabilidade do piso de forma integral para todos os professores aposentados, ativos, efetivos e temporários na carreira”, disse o líder da categoria.

“Além disso, estamos garantindo aos professores que estavam abaixo do piso a retroatividade a partir de janeiro, nos levando a continuar sendo o ponto alto da carreira do Brasil”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder