governador do Ceará

Elmano critica fala de Zema: “Um profundo desconhecimento do que é o Nordeste”

Por Redação In Poder - Em 07/08/2023 às 7:44 PM

Elmano De Freitas (14)

Foto: Portal IN

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), criticou a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), sobre as regiões Norte e Nordeste. O petista afirmou que havia imaginado que o “preconceito” com a região já havia sido superado e avaliou a declaração do mineiro como “um profundo desconhecimento”.

“Eu avalio (a declaração) como um profundo desconhecimento do que é o Nordeste e de um preconceito que eu imaginava superado, ainda mais vindo de um governador de um estado tão importante do Brasil, tão querido para nós nordestinos. Minas Gerais tem uma parte que participa do semiárido brasileiro e eu esperava do governador de Minas um pouco mais de visão nacional”, comentou o governador.

Em entrevista ao Estadão, Zema comparou a região Nordeste a “vaquinhas que produzem pouco”. O mandatário ainda projetou que a aliança entre os estados do Sul e Sudeste do Brasil vai buscar protagonismo político e fazer frente ao Nordeste.

Por sua vez, Elmano ressalta que a criação do Consórcio Nordeste ocorreu para tentar diminuir as desigualdades existentes na região, por meio de discussões e ações. O mandatário, inclusive, elogiou a criação novos consórcios, mas aponta que o grupo criado precisa ter ação unificadora, não separatista.

“Nós saudamos muito que outras regiões tenham os seus consórcios, para que facilite o entendimento entre as regiões, não para dividir, mas para unir cada vez mais o Brasil, para o Brasil crescer com o nosso povo melhorando de vida. Lamento muito a fala e fiquei muito feliz de ver que outros governadores da região Sudeste, do Sul, não concordam com esse tipo de declaração”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder