18.430 novas vagas de EAD

Elmano de Freitas anuncia expansão do ensino superior no Ceará

Por Redação IN Poder - Em 12/07/2024 às 2:59 PM

Dsc4714

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta sexta-feira, 12, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, um plano ambicioso para ampliar o acesso à educação superior pública e gratuita no Estado. O evento contou com a participação da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, além de reitores das universidades estaduais e federais e outras autoridades.

A iniciativa, que prevê a criação de polos em 25 novos municípios até 2024, resulta de uma parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Educação, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Criado em 2006 e coordenado pela Capes, o UAB tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior e formar professores e profissionais para a educação básica.

O governador destacou que a estratégia complementa a expansão dos campi e cursos das universidades estaduais. “Nosso sonho é que todos os municípios tenham algum curso de ensino superior, mas isso é um processo. Estamos fazendo investimentos significativos nas nossas universidades, construindo campi em diversos municípios e ampliando o ensino a distância,” afirmou.

A oferta descentralizada é essencial para facilitar a transição dos estudantes da educação básica para o ensino superior. “Em 2023, tivemos 22.531 jovens da escola pública cearense ingressando no ensino superior. Acreditamos que os jovens podem ser o que quiserem em seus projetos de vida,” reforçou o governador.

Em 2024, serão oferecidas 18.430 novas vagas na modalidade de educação a distância por meio da UAB e universidades estaduais e federais. Serão 11.090 vagas para cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) e 7.010 para pós-graduação (lato sensu). Os editais serão lançados no segundo semestre deste ano.

Com a implementação dos novos polos presenciais de apoio, serão atendidas 65 cidades cearenses. Seis instituições estão envolvidas nesta oferta recorde: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (Urca), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A Uece lidera a oferta de novas vagas para 2024, com 6.560 vagas. As demais vagas estão distribuídas entre UVA (3.210 vagas), Urca (1.530 vagas), IFCE (2.700 vagas), UFCA (2.300 vagas) e Unilab (2.130 vagas).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder