Governo do Ceará
Elmano de Freitas anuncia melhorias estruturais no Complexo Industrial e Portuário do Pecém
Por Redação IN Poder - Em 09/07/2024 às 2:51 PM
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, nesta terça-feira, 9, uma série de ações destinadas a aprimorar a infraestrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seus acessos. Entre as iniciativas estão a construção de uma rotatória no acesso ao portão 2 do Porto, a liberação de R$ 3,9 milhões para a construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155, e a implantação de 5G em todo o Complexo pela por uma empresa de telecomunicação cearense.
Elmano ressaltou o impacto social dessas obras, destacando a importância de desenvolver não apenas o CIPP, mas também o entorno e a população local. “A compreensão da importância de se ter um Porto vem de muito tempo no Ceará e é por isso que seguiremos avançando. Nós temos que pensar no desenvolvimento do Porto, mas também em seu entorno e da população que ali vive. O Complexo é muito importante, mas mais importante são as pessoas que fazem o seu dia a dia. A joia que é o Porto do Pecém precisa ser muito bem cuidada por nós e aqui estamos anunciando obras estruturantes que são muito importantes neste sentido”, afirmou o governador.
As ações imediatas são parte do Pacto pelo Pecém, uma colaboração entre o Governo do Estado, CIPP, Assembleia Legislativa do Ceará, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, e a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).
Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, destacou o diálogo positivo entre os envolvidos no Pacto pelo Pecém. “Gostaria de parabenizar as pessoas que fazem o CIPP neste mais importante passo para o Complexo, um bom exemplo para o Brasil de diálogo e pactuação. Para cuidar das pessoas é preciso da sensibilidade social e também das empresas construindo oportunidades de emprego e renda. Assim seguiremos construindo um futuro que já chegou”.
Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, agradeceu o apoio do Governo do Ceará e reafirmou o compromisso do Complexo com o desenvolvimento estadual. “O Pacto foi inicialmente constituído em 2011 e retomado em agosto do ano passado. No início, já se previa a necessidade de um trabalho articulado e integrado dentro do território do Complexo. Contudo, mesmo diante de um novo desafio agora, reforço o compromisso do CIPP e do Governo do Ceará com o desenvolvimento do estado como um todo”. Ele apresentou detalhes sobre o andamento de cada uma das ações definidas para fortalecer o Pecém.