Transposição
Elmano de Freitas e ministro Waldez Góes vistoriam barragem de Jati
Por Redação In Poder - Última Atualização 31 de maio de 2023

Foto: Divulgação / Governo do Ceará
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), vistoriou neste sábado, 27, a barragem de Jati, estrutura integrante do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A visita também contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Elmano ressaltou a importância da chegada de recursos federais para a Região do Cariri visando garantir segurança hídrica para os cearenses.
“Agradecer ao presidente Lula com notícias muito boas que a garantia, pelo presidente Lula e pelo nosso ministro, de recursos fundamentais para fazer aqui o trabalho na barragem do Jati, que é muito importante para o nosso projeto de Cinturão das Águas. E o ministro também nos garantiu os recursos necessários para que as obras do Cinturão das Águas possam avançar. No caso da barragem do Jati, apenas aguardando que a universidade possa entregar o projeto final para que então possa se fazer a licitação. E assim a obra é se iniciar e temos aqui a recuperação plena”, afimou o governador.
“Tenho certeza que isso é importante para toda a cidade, para a região e o mais importante para nós é a segurança hídrica do Ceará. E bem breve, provavelmente em junho, o presidente Lula deve representar um grande plano de investimentos no Brasil e certamente, a parte hídrica, está nesse plano e o Estado estará contemplado. Então eu quero agradecer é no começo do governo, nós estávamos de mãos dadas e com a presença pessoal do ministro que vem aqui olhar pessoalmente demonstrando a atenção, dele ministro e do presidente Lula pelo Ceará”, finalizou.
A barragem é o ponto de partida do Cinturão das Águas (CAC), concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo PISF. No trecho 1, que vai de Jati até Cariús, são aproximadamente 146 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada do Projeto de Integração do São Francisco até o Açude Castanhão e futuramente a Região do Cariri. Elmano está confiante na parceria com o Governo Federal para a conclusão da Transposição das Águas do São Francisco e a conclusão do Cinturão das Águas do Ceará.
Mais notícias
Segurança informacional




























