Bastidor do Poder
Elmano de Freitas prepara minirreforma administrativa no Ceará; Fernando Santana deve assumir secretaria
Por Redação IN Poder - Em 04/12/2024 às 1:43 PM
O governador Elmano de Freitas (PT) planeja uma minirreforma administrativa no Ceará, prevista para ser anunciada ainda em dezembro e implementada no início de 2025. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo e presidente eleito da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Aldigueri destacou que a reforma incluirá a nomeação do deputado Fernando Santana (PT) para uma secretaria estadual.
Santana, que foi escolhido inicialmente por Elmano para presidir a Assembleia, acabou retirando sua candidatura após resistência do senador Cid Gomes (PSB). O impasse surgiu diante do temor de concentração de poder pelo PT, que já comanda a Presidência da República, o Governo do Estado e, em breve, a Prefeitura de Fortaleza. Com a retirada, Aldigueri foi eleito presidente do Legislativo cearense.
Antes de assumir a secretaria, Santana ocupará temporariamente a presidência da Assembleia. Ele, que atualmente é o 1º vice-presidente, assumirá o cargo em janeiro, com a renúncia de Evandro Leitão (PT), eleito prefeito de Fortaleza. A posse definitiva de Aldigueri na presidência ocorrerá apenas em fevereiro, quando Santana deixará o cargo para ingressar no Executivo estadual.
Aldigueri também comentou sobre a escolha do próximo líder do governo na Assembleia. Segundo ele, Elmano deve anunciar o novo nome e os vice-líderes em breve. “Eu continuo como líder até 31 de janeiro. Acredito que o governador já está amadurecendo essa decisão, e logo teremos a definição sobre a nova liderança”, disse o parlamentar.
Com a reforma, Elmano busca fortalecer a articulação política e redistribuir funções estratégicas para o próximo ano, em um movimento que visa consolidar alianças e atender demandas dos aliados no Estado. As informações são do jornal O Povo.