Enviado à Alece
Elmano de Freitas propõe ampliação da licença-paternidade para servidores estaduais
Por Redação IN Poder - Em 05/08/2024 às 5:00 PM
Em um avanço significativo para os direitos dos pais e para a igualdade de gênero, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou e encaminhou à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) uma mensagem que propõe a ampliação da licença-paternidade para servidores estaduais de cinco para vinte dias. A iniciativa foi anunciada no mês do Dia dos Pais, reforçando o compromisso do governo com a valorização do papel paterno na criação dos filhos.
“O objetivo desta medida é promover uma maior inserção dos homens na rotina de cuidado dos filhos recém-nascidos”, declarou o governador. “Essa é uma conquista que contribui para mudanças culturais, colaborando para a desconstrução da ideia de que as mulheres têm mais aptidão para o cuidar do que os homens.”
Elmano de Freitas, que também é pai, destacou a importância da presença paterna no desenvolvimento emocional saudável das crianças. “Compreendo profundamente o impacto positivo que a participação ativa do pai pode ter na vida de um filho. Este período estendido de licença permitirá que mais pais estejam presentes nos primeiros dias de vida de seus filhos, fortalecendo os laços familiares e promovendo um ambiente de crescimento mais equilibrado.”
A proposta de ampliação da licença-paternidade está em consonância com movimentos globais que buscam assegurar direitos iguais de cuidado para homens e mulheres, e representa um passo significativo na direção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Se aprovada pela Assembleia Legislativa, a nova legislação entrará em vigor ainda este ano, beneficiando milhares de famílias em todo o estado do Ceará. Esta medida reflete o compromisso contínuo do governo estadual com políticas que promovem a igualdade de gênero e a valorização da família.