Com novos concursos,

Elmano de Freitas vai anunciar plano de reforço na segurança pública do Ceará

Por Redação IN Poder - Em 16/08/2024 às 12:10 PM

Snapinsta.app 448860997 1632217667603099 3840444081513165306 N 1024

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), revelou nesta sexta-feira, 16, que nos próximos dias lançará um novo programa de segurança para o Estado, com foco em inteligência e no fortalecimento das forças policiais. As medidas incluem a realização de novos concursos públicos para a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de parcerias estratégicas com o Judiciário para combater o crime organizado.

Elmano destacou a importância da segurança como prioridade em sua gestão e celebrou a redução no número de homicídios registrada em julho, que marcou o menor índice de mortes violentas do ano. Ele elogiou a atuação do novo secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, que assumiu o cargo em junho e já tem mostrado resultados positivos.

“Segurança continua sendo nosso maior desafio. Embora os índices estejam começando a se alinhar aos padrões de 2023, que ainda são elevados, sabemos que há muito trabalho pela frente. Estamos prestes a anunciar novas medidas para a segurança pública do Ceará, e estou convencido de que podemos avançar ainda mais,” afirmou o governador.

Entre as medidas a serem implementadas, Elmano mencionou a adoção de tecnologias de ponta para aprimorar a área de inteligência e a ampliação do efetivo policial, com um aumento planejado de 50% no quadro da Polícia Civil até 2026. “Quando assumi, a corporação contava com cerca de 4.100 agentes. Minha meta é deixar esse número próximo a 6 mil, pois a investigação é essencial para nossa estratégia de segurança,” explicou.

Apesar de não fornecer detalhes específicos sobre o número de vagas, órgãos contemplados ou datas de lançamento dos editais, o governador adiantou que as ações contarão com a colaboração do Ministério Público e do Judiciário, focando principalmente no combate às organizações criminosas.

Além das iniciativas voltadas à segurança, Elmano anunciou a alocação de aproximadamente R$ 300 milhões em políticas sociais direcionadas à juventude em 10 municípios cearenses com os mais altos índices de violência. O objetivo é prevenir a adesão de jovens a atividades criminosas, oferecendo alternativas que promovam inclusão e oportunidades.

“Os resultados dessas ações não serão imediatos, mas estou confiante de que o trabalho que estamos desenvolvendo agora trará benefícios duradouros. Entendemos o contexto complexo, tanto nacional quanto regional, mas estamos empenhados em enfrentar os desafios que temos no Ceará”, concluiu o governador durante entrevista à rádio Verdinha.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder