governador do Ceará

Elmano defende implantação de usina de dessalinização na Praia do Futuro: “Não há risco nenhum para os cabos”

Por Redação IN Poder - Em 02/10/2023 às 7:41 PM

Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas (PT) defendeu a implantação da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. Para o mandatário, as críticas que o projeto sofrendo feitas por parlamentares, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelas “empresas de internet” não são corretas e mostram interesses de exclusividade na região.

“Há uma regulamentação internacional de qual é a distância mínima que deve haver entre a usina e os cabos. Estamos muito acima do que é previsto de regulamentação internacional e passamos mais de um ano fazendo pesquisa. E todos os pesquisadores (dizem), que nós saímos do acho para a convicção científica do distanciamento do ponto que a usina está colocada, não há risco nenhum para os cabos”, iniciou o governador.

“Portanto, nós precisamos agora é acelerar o investimento. O que não é possível é que as empresas de internet sejam donas da Praia do Futuro. Isso não é razoável. A Praia do Futuro é do povo do Ceará, é de Fortaleza”, completou.

Elmano também lembra que a localidade é alvo de constantes intervenções, sendo uma delas a pavimentação com concreto da avenida Dioguinho. “Lá nós construímos uma avenida de concreto e em cima da avenida Dioguinho e nunca deu problema. A Cagece faz por anos trabalho de saneamento, mudança de esgotos na região e nunca deu problema. Falaram que ia passar muito próximo (dos cabos) a canalização para captação de água do mar e nós afastamos para 500 metros (a distância)”, ressalta.

E com o surgimento de novas problemáticas apontadas pelos críticos, o petista acredita que a intenção dos oposicionistas é ter “uma área exclusiva”. Além disso, por conta das previsões climáticas para o próximo ano, onde há grandes chances de haver seca no Ceará, Elmano diz que não pode, de maneira nenhuma, atrasar a implantação da usina.

“O Ceará e Fortaleza, nesse momento, temos uma previsão da Funceme de uma seca que não sabemos que duração terá. Efetivamente, eu não posso, de maneira nenhuma, atrasar a dessalinização que pode garantir água que numa situação de seca o povo de Fortaleza não vai passar necessidade”, finalizou o mandatário.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder