prestação de contas

Elmano diz na Alece que governo realizou o maior investimento público da história

Por Oceli Lopes - Em 03/02/2025 às 4:28 PM

Elmano De Freitas, Alece,

Governador Elmano de Freitas presta contas das ações de 2024 aos deputados. Foto: Júnior Pio/Alece.

Na abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira, 3, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que o Estado fechou 2024 com o maior investimento público nominal de sua história: R$ 3,9 bilhões.

O chefe do Poder Executivo cearense ressaltou também o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual acima da média nacional. “Na economia, que move a vida de todas as pessoas, o Ceará cresceu muito acima da média nacional, com o PIB cearense registrando alta de 6,67% no terceiro trimestre. O resultado estadual é acima do registrado no Brasil, que ficou em 4%”, enfatizou.

Dentre as ações do governo em 2024, Elmano citou o equilíbrio fiscal, com o Estado atingindo a Capacidade de Pagamento (Capag) nível A, nota máxima concedida pelo Tesouro Nacional para contratação de novos empréstimos.

Emprego

O governador também destacou a geração de empregos com 62.312 novas vagas criadas entre janeiro e novembro de 2024, superando o desempenho de 2023. Além disso, mais de 5 mil novos servidores foram nomeados para áreas de educação, segurança pública, saúde, ensino superior e cultura. “E muitos outros serão chamados para reforçar os quadros do Governo do Estado, assim como novos editais serão abertos em 2025, principalmente na área da segurança”.

Saúde

Na área da saúde, Elmano destacou avanços na assistência à população. “Conseguimos tirar mais de 157 mil pessoas da lista de espera por uma cirurgia eletiva”, informou. O atendimento a pacientes com câncer também foi ampliado, com mais de 3.500 pessoas recebendo diagnóstico e tratamento nos hospitais regionais do Sertão Central e Litoral Leste. O governador anunciou ainda o início das operações do Hospital Universitário do Ceará, no campus da UECE, no Itaperi, em Fortaleza, previsto para este mês de fevereiro.

Segurança pública

Outra área enfatizada pelo governador foi a da segurança pública. “Reduzimos em mais de 16% o número de roubos no estado. Assim como diminuímos de forma considerável os índices de roubos e furtos de aparelhos celulares, muito por conta do Programa Meu Celular, que lançamos em 2024. Já recuperamos e devolvemos mais de 5 mil telefones aos seus verdadeiros donos”.

Mas nessa área Elmano revelou  que não está satisfeito. “Eu ainda estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, então exige de nós muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que o nosso povo reclama”, afirmou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder