CERIMÔMIA PRESTIGIADA

Elmano e Jade empossados na Alece e trabalharão em prol do desenvolvimento do Ceará com muito diálogo e parcerias

Por Marcelo - Última Atualização 2 de janeiro de 2023

Em uma cerimônia rápida, porém bastante concorrida, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Evandro Leitão empossou o novo governador Elmano de Freitas e sua vice, Jade Romero, desejando a eles um bom trabalho à frente do Poder Executivo cearense e contando com o apoio dos parlamentares para a promoção de medidas que venham trazer cada vez mais desenvolvimento do Estado. Afirmou estar aberto ao amplo diálogo e que vai buscar total apoio para desenvolver o Ceará não apenas aqui, mas também em Brasília com o novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A solenidade contou com a presença do senador eleito e futuro ministro da Educação, Camilo Santana; da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Nailde Pinheiro, além de integrantes do novo secretariado, diversos parlamentares, empresários, e outras autoridades civis e militares.

Posse de Elmano de Freitas e Jade Romero reuniu numeroso e seleto grupo de autoridades na Alece                      Foto: Portal IN

Depois de realizarem o juramento, no qual declararam a missão de manterem e defenderem a Constituição Federal e a Constituição Estadual, além de trabalhar com muita dedicação para trazer melhorias constantes à população cearense, Elmano de Freitas e Jade Romero, assinaram o termo de posse e foram declarados efetivamente empossados como chefes do Executivo estadual, por Evandro Leitão, para cumprirem seus mandatos até o dia 5 de janeiro de 2027.

Após saudar inicialmente sua esposa, Lia Freitas, a vice Jade Romero e demais autoridades presentes, com especial ênfase ao futuro ministro Camilo Santana, Elmano afirmou que voltar à Alece para ser empossado é um momento de gratidão, pois o Parlamento é um espaço permanente de construção democrática e onde aprendeu muito sobre o debate de ideias, respeito às diferenças e compreensão do papel de cada integrante dos três poderes e outros órgãos estaduais, no dia a dia dos cearenses.

“Em nós foi depositada a esperança das pessoas e temos de trabalhar muito para honrar essa confiança. Tenho um sentimento que move para lutar contra as injustiças e as desigualdades. Para isso, sei que poderei contar com o imprescindível apoio do Legislativo cearense. Cada um tem um papel muito importante nessa construção de um Ceará mais desenvolvido, mas justo, mais inclusivo, com mais oportunidades para aqueles e aquelas que mais necessitam. Estou e sempre estarei aberto ao diálogo”, afirmou.

Destacou que dois grandes amigos – Camilo Santana e Izolda Cela – terão a importante missão de tentar resgatar a educação do Brasil. “Credenciados pelo extraordinário trabalho que fizeram com nossos professores e estudantes, juntamente com outro grande governador Cid Gomes, hoje senador da República, a eles me agradecimento e minha homenagem. Apesar dos avanços dos últimos anos, sei dos enormes desafios, principalmente nas áreas mais sensíveis como saúde, segurança pública, combate à fome. Não medirei esforços para que possamos superar cada adversidade e avançar nas melhorias pelo bem do nosso povo. Para isso, buscarei o apoio do nosso líder presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse.

Lembrou que existem grandes oportunidades no Ceará, que serão abraçadas e que vai procurar avançar ainda mais, junto com o setor produtivo cearense, os trabalhadores. “Vamos unir forças com toda a sociedade cearense, com os poderes constituídos, para que o nosso Estado cresça de forma justa e sustentável. Sou um defensor da democracia e do diálogo e conclamo nossos deputados e deputadas para somarmos forças em prol do nosso Ceará. Divergências sempre existirão, mas que sejam tratadas de forma transparente e respeitosa, sempre colocando o interesse maior da população em primeiro lugar”, salientou.

Ao final, ressaltou que ele e Jade Romero chegaram ao comando do Executivo pela vontade soberana do povo cearense, e vão dedicar todas as suas forças para honrar essa missão. “Serei o governador de todos e de todas. Buscarei governar, acima de tudo, com muito senso de Justiça. Peço o apoio de cada um de vocês, e rogo a Deus e à intercessão de Nossa Senhor, para que nos iluminem e nos deem força e discernimento na nossa jornada que começa hoje”, concluiu Elmano de Freitas.

Transmissão

Logo em seguida, todos seguiram para o Palácio da Abolição, onde a futura secretária-executiva do Ministério da Educação e ex-governadora Izolda Cela, realizou a transmissão de cargo para Elmano de Freitas e Jade Romero. Agradeceu a presença de todos na solenidade, além do apoio, crédito, manifestações de carinho e generosidade que recebeu durante o período que esteve à frente do Poder Executivo, alguma dor, mas como síntese de tudo, a gratidão. Na sequência, o novo governador deu posse ao seu secretariado.

Elmano de Freitas e Jade Romero com os integrantes do secretariado que vai atuar no Governo do Ceará até o fim de 2026

Destacou inúmeras realizações de sua gestão, mas lembrou que pelo horário restrito, pois muitos dos presentes se deslocaria para Brasília com o objetivo de acompanhar a posse do presidente eleito Lula, realizou um breve resumo destacando os investimentos para a garantia de segurança hídrica no Ceará, fontes de energias limpas, principalmente por causa da mudança global da matriz energética.

“Tivemos há alguns dias a primeira molécula de Hidrogênio Verde processada no Pecém e o Ceará se fez presente na COP27, afirmando o compromisso que prevê investimentos robustos para a produção de Hidrogênio Verde. Com a natureza de vento e sol, a posição geográfica, o Porto do Pecém e ZPE, além de outras infraestruturas, e um deliberado movimento de melhoria da governança – tanto no Governo quanto nas parcerias com o setor produtivo, Academia e outros da sociedade -, o Ceará segue em frente. Tem nos guiado nesse esforço de realizar esse potencial do Ceará, o objetivo de que o desenvolvimento tem um caráter redistributivo, que possa induzir aquilo que representa o maior desafio para o Ceará, o Nordeste e o País, que é a melhoria de renda da população e consequente redução de desigualdades. E tenho certeza de que isso está no coração do governador Elmano”, ressaltou Izolda Cela.

Logo após a assinatura da transmissão de cargo e de um rápido discurso de Elmano de Freitas, reforçando suas abertura ao diálogo e ao trabalho em prol do desenvolvimento do Ceará, os presentes deixaram o Palácio da Abolição e boa parte deles seguiu para o Fortaleza Airport, a fim de embarcar rumo à capital federal, para assistirem à posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder