Governo do Ceará
Elmano envia projeto para Alece e aprovados da Funsaúde devem ser convocados a partir de maio
Por Redação IN Poder - Em 03/04/2023 às 9:59 PM
Nesta segunda-feira, 3, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), enviou mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) propondo a convocação gradativa dos aprovados no concurso da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde). Conforme o cronograma do projeto, 600 serão convocados já no próximo mês de maio, enquanto que até o fim deste ano a previsão é de que 2 mil, dos 6 mil aprovados, sejam chamados.
Além dos 600 convocados no próximo mês, outros 600 serão chamados em fevereiro e 800 em dezembro, totalizando 2 mil profissionais para integrar o quadro do Estado apenas neste ano. O concurso ocorreu em outubro 2021 e possui 6.015 aprovados. De acordo com o projeto do Governo, a ideia de convocação gradativa visa diminuir o número de funcionários ligados a cooperativas de forma progressiva.
A mensagem enviada à Alece ocorre depois de o Ministério Público do Ceará (MPCE) ter protocolado Ação Civil Pública (ACP) na Justiça de Fortaleza solicitando que os aprovados no concurso fossem chamados em até 30 dias. A ação visava obrigar tanto o Governo quanto a Funsaúde a chamarem os aprovados.
Desde que o resultado do certame foi divulgado, apenas 10,59% dos que passaram foram chamados. Em maio de 2022, 322 aprovados foram chamados: 244 para assistência social, 62 no setor administrativo e 16 na área médica. Outras 315 pessoas foram convocadas em novembro do ano passado depois de o MP ter pedido explicações e um cronograma dos chamamentos.