Segurança Hídrica

Elmano fala sobre obras do Cinturão das Águas e projeta conclusão para 2025

Por Redação IN Poder - Em 20/12/2023 às 8:20 PM

Novo Projeto (21)

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse esperar que as obras que visam garantir a segurança hídrica no Estado por meio da transposição do Rio São Francisco estejam finalizadas em 2025. Nessa terça-feira, 19, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitando as intervenções do Ramal do Salgado, importante para o abastecimento do Açude Castanhão.

Conforme o chefe do Executivo cearense, a conclusão do Ramal do Salgado vai garantir que as águas do Velho Chico chegem ao Estado de forma mais rápida e, principalmente, sem perdas pelo caminho. Atualmente, a Barragem de Jati é a porta de entrada do São Francisco no Ceará, mas para chegar até o Castanhão precisa percorrer grandes distâncias por meio dos canais.

Com o Ramal do Salgado, as águas vão chegar mais rápido e com maior volume. “A transposição do São Francisco já nos garante, do jeito que ela é hoje, a água chegar no Castanhão. Só que ela vem com muita perda. Perda de infiltração no rio e de evaporação. Ontem estive com o ministro do Desenvolvimento Regional (Waldez Góes) para garantir a obra do Ramal do Salgado, que diminui em 150 quilômetros o percurso da água para chegar ao Castanhão, então ganha muito tempo e aumenta o volume de água que chega”, disse Elmano em entrevista à Rádio Verdes Mares.

Outra invervenção hídrica que foi abordada pelo petista foi a conclusão do Cinturão das Águas no Cariri cearense. A previsão, segundo ele, é que o CAC esteja finalizado em 2025. “(…) estamos garantindo terminar, até 2025, o Cinturão das Águas no Cariri do Ceará, em que a água vai sair lá de Jati até Nova Olinda. Então toda a região do Cariri vai ter o benefício das populações terem água, então o consumo humano está garantido”, completou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder