Agronegócio em pauta
Elmano mira unificar duas secretarias que cuidam da Agropecuária no Ceará
Por anamaria - Em 07/12/2022 às 6:39 PM
Demostrando conhecimento técnico e interesse econômico na área de agronegócio, o governador eleito do Ceará Elmano de Freitas (PT), por meio de sua equipe de transição, já elabora a proposta de criação da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, que unificará as ações do governo estadual nessa área. Com o objetivo de fortalecer as atribuições de ambas as secretarias, que cuidam da agricultura empresarial e familiar, prevê também reunir as políticas do governo para o setor.
Atualmente, o Estado conta com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, que trata, dentre outras coisas, de recursos orçamentários da chamada agricultura familiar, e com a Secretaria Executiva do Agronegócio, que cuida da parte de agricultura e da pecuária empresariais. Na Pecnordeste,uma das maiores feira pecuária da região, realizada em julho deste ano, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, sugeriu na cerimônia de abertura do evento, na presença da governadora Izolda Cela, “que o correto seria a existência de apenas uma pasta para tratar da agropecuária”, defendeu.
O fomento dessas atividades, que acaba se tornando uma questão polêmica, pois ao passo que a iniciativa visa proporcionar uma fonte de geração de renda capaz de criar uma classe média rural com boa capacidade consumidora, ela também esbarra em questões sensíveis e ideológicas.