Política Estadual de Proteção Animal

Elmano sanciona lei que cria Secretaria da Proteção Animal; Pasta segue sem secretário definido

Por Redação IN Poder - Em 28/07/2023 às 3:50 PM

230727 Sancao Lei De Protecao Animal Hb1493 2048x1365

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou nesta quinta-feira, 27, lei que cria a Secretaria da Proteção Animal. A nova Pasta tem como objetivo fortalecer a Política Estadual de Proteção Animal e vai ficar responsável pelo desenvolvimento e a implementação de políticas públicas efetivas e sustentáveis para os animais e o meio ambiente. O petista destacou a importância de um órgão voltado para cuidar dos animais em todo o Estado.

A pasta ainda não possui um secretário, mas a expectativa é de que o nome escolhido pelo petista seja do deputado federal Célio Studart (PSD), em movimentação que traria o PSD para compor o governo Elmano. Em 2022, durante a corrida eleitoral vencida pela chapa petista, o partido presidido no Estado por Domingos Filho apoioi a candidatura de Roberto Cláudio (PDT) ao Palácio da Abolição.

“Estamos criando essa Secretaria para fazer política pública. A ideia de criar essa Pasta nasceu após uma conversa com diversos representantes de entidades que olham para essa causa. Tenho certeza que o ato de se criar uma Secretaria de Proteção Animal irá se espalhar pelo Brasil”, analisou.

Também participaram do momento a senadora Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hildebrando dos Santos Soares; entre outras autoridades.

Evandro Leitão salientou o cuidado diferenciado e merecido que os animais passarão a ter por parte do Estado. “Não poderia deixar de parabenizar o Governo do Estado por esse olhar mais atencioso com os nossos animais. Além de proteger, o animal também merece o nosso respeito”, afirmou.

Com informações do Governo do Estado

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder