SUPOSTA APOLOGIA A GOLPE
Empresário cearense é alvo de operação da PF por determinação do Supremo
Por Marcelo - Em 23/08/2022 às 10:54 AM
O empresário cearense Afrânio Barreira, dono das redes de restaurantes Coco Bambu e Vasto, teve os celulares e equipamentos de mídia pessoais apreendidos em seu apartamento na manhã desta terça-feira (23), numa operação da Polícia Federal determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, que preside um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), que apura suposta apologia a um golpe, caso o presidente Jair Bolsonaro seja derrotado nas eleições de outubro próximo.
Outros sete empresários também estão sendo alvo de operações da PF de maneira simultânea nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. São eles: Luciano Hang (Havan), Meyer Nigri (Tecnisa), Ivan Wrobel (W3 Engenharia), Marco Aurélio Raymundo (Mormaii), José Isaac Peres (Multiplan), André Tissot (Sierra Móveis) e José Koury (Barra World Shopping).
De acordo com as investigações realizadas pela PF, este grupo de empresários teria trocado uma série de mensagens em grupo de WhatsApp formado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro chamado ‘Empresários & Política’, no qual os investigados estariam defendendo um golpe caso Bolsonaro não seja reeleito, além de falarem sobre ataques ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O advogado Daniel Maia, que realiza a defesa de Afrânio Barreira, afirmou que seu cliente está sendo vítima de uma perseguição por parte de adversários políticos. “Existe um inquérito no STF, onde há acusações levianas e infundadas de perseguidores políticos do dr. Afrânio. Diante dessas acusações, o ministro Alexandre de Moraes decretou a busca e apreensão para que fossem averiguadas possíveis irregularidades”, explicou. E ressaltou ainda que o empresário cearense deve prestar esclarecimentos nas próximas horas.
Afrânio Barreira é um empreendedor cearense que atua no ramo da gastronomia e possui cerca de 60 restaurantes espalhados por praticamente todo o território nacional, com cardápios voltados para atender a uma público que aprecia uma excelente refeição, em ambientes diferenciados. Sua principal rede é a Coco Bambu, mas em 2020 inaugurou a primeira unidade do Vasto, em Brasília, que é focado na alta gastronomia.