COMPETÊNCIA E KNOW-HOW

Empresários e governo da Dinamarca discutem o fortalecimento da indústria eólica no Ceará, durante evento na Sedet

Por Marcelo - Em 20/10/2022 às 5:52 PM

Uma delegação dinamarquesa do Projeto Innowind – fruto de uma cooperação do Governo do Ceará, Energy Cluster Denmark, Vestas e Consulado da Dinamarca no Brasil -, foi recebida na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), na manhã desta quinta-feira (20). O objetivo da reunião é utilizar as competências e o know-how inovadores dos dinamarqueses em energia eólica no Brasil, a fim de fortalecer a indústria brasileira do setor e a cadeia de suprimentos, apoiando o desenvolvimento de um cluster de energia inovador no Ceará.

Reunião na Sedet com representantes de empresas e governo da Dinamarca    Foto: Divulgação

O secretário Maia Júnior afirmou que o Ceará tem procurado se aproximar cada vez mais da Dinamarca pois aquele país europeu possui expertise em projetos de energias renováveis. “O Ceará os acolhe com muito interesse em viabilizar soluções para os negócios que visam a sustentabilidade. Temos sol, vento, o Porto do Pecém muito bem estruturado e com parceria estratégica com o Porto de Roterdã, com a única Zona de Processamento de Exportação em operação no Brasil, e temos uma siderúrgica, pré-requisito para esta indústria”, ressaltou.

Além do titular da Sedet, estiveram presentes os secretários-executivos Júlio Cavalcante e Roseane Medeiros; o presidente da Adece, Francisco Rabelo; o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst; o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves; o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço; entre outras autoridades.

Após reunião na Sedet, a comitiva seguiu para a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e depois conheceu a sede da Vestas Brasil, em Aquiraz. Amanhã, os integrantes da missão dinamarquesa cumprem agenda no Porto do Pecém e na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), além de realizar visitas à fábrica da Aeris, ao IFCE Campus Pecém e à sede da Associação de Empresas do Complexo do Pecém (Aecipp).

Parceria

Em junho deste ano, representantes da Sedet, Complexo do Pecém, Sebrae, IFCE e Servtec participaram de uma missão à Dinamarca, por meio do Innowind. Agora, o projeto traz ao Ceará empresas dinamarquesas líderes no setor, com potencial de complementar a cadeia produtiva local. As instituições participantes da missão são: Dafa, Hove, Eiva, Blue Water Shipping, Business Academy Southwest, Force Tecnology, Ramboll, Vestas, Energy Cluster Denmark, e o Danish Trade Council (Consulado Real da Dinamarca no Brasil).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder