Encontro Municipal
Evandro Leitão consegue eleger maioria e se aproxima de ser o candidato do PT em Fortaleza
Por Redação IN Poder - Em 08/04/2024 às 9:48 AM
Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PT) conseguiu eleger a maioria dos delegados que vão escolher o representante do PT na disputa pelo Executivo da Capital. Seu favoritismo foi confirmado neste domingo, 7, e sua candidatura deve sacramentada no próximo dia 21 deste mês.
Aliado do ministro Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, Evandro teve apoio de quatro chapas – das sete em questão – e somatizou 3.445 votos, conseguindo eleger mais da metade dos delegados, responsáveis por indicarem o nome do partido para o pleito.
A escolha do candidato do PT foi feita por meio indireto. Desta forma, as chapas vão indicar os delegados partidários com direito a voto no Encontro Municipal. No processo, apenas filiados até o dia 8 de julho de 2023 tinham direito a voto. Ao todo, serão 200 delegados e delegadas, eleitos neste domingo, 7, – com Leitão obtendo a maioria -, e que vão exercer suas funções no dia 21 de abril.
Por outro lado, a também pré-candidata ao Paço Municipal, Luizianne Lins (PT), angariou o maior número de votos individuais, fato comemorado por ela. Na prática, o argumento utilizado pela ex-prefeita da Capital não tem peso para mudar a decisão que se aproxima, uma vez que ela não possui a maioria dos delegados.
Em coletiva, Evandro Leitão elogiou o processo pelo qual o PT Fortaleza passou e afirmou que o único vencedor desse domingo foi o próprio partido. Ele foi acompanhado por José Guimarães e os deputados estaduais De Assis Diniz e Júlio César Filho.
“Não tem nem vencidos, nem derrotados, nem vencedores. Aliás, se teve algum vencedor foi o partido dos trabalhadores. Pelo exemplo de democracia, pela lisura do processo. Acredito que o PT sai fortalecido e unido deste processo de escolha dos delegados que irão escolher aquele que representará o partido e o projeto comandado pelo presidente Lula, pelo governador Elmano e pelo ministro Camilo Santana. É neste projeto que acreditamos”, declarou o parlamentar e pré-candidato.