abertura do ano legislativo
Evandro reafirma na Câmara Municipal compromisso com redução de gastos
Por Oceli Lopes - Em 03/02/2025 às 3:14 PM
Na sessão solene de abertura do Primeiro Período Legislativo de 2025 da 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito Evandro Leitão (PT) apresentou um balanço das ações no primeiro mês de gestão e disse aos vereadores que herdou uma dívida de R$ 4,6 bilhões e um déficit na Capacidade de Pagamento com relação ao ano de 2024.
Mas, mesmo com essa situação, afirmou não estava desanimado. “O nosso tempo é o tempo da ação. A cidade tem pressa, a população precisa de respostas. E é por isso que nossa gente tem trabalhado sem descanso para apresentar resultados desde o primeiro dia. Estamos organizando as contas, fortalecendo a saúde, investindo em educação e promovendo a inclusão. A Fortaleza, Capital de todos, precisa ser construída com participação. Por isso convido cada vereador e vereadora desta Casa para caminhar ao nosso lado”, solicitou o prefeito.
Evandro refirmou o compromisso dos secretários e servidores da Prefeitura de prestar um serviço de qualidade à população. O chefe do Poder Executivo disse que vai ter uma relação de diálogo permanente com o Poder Legislativo.
“Quero reafirmar o meu compromisso e da vice-prefeita, Gabriela Aguiar, com Fortaleza e com o trabalho conjunto entre os Poderes. E este diálogo permanente entre Prefeitura e os vereadores é necessário para que possamos construir uma Capital mais justa, humana, e com mais oportunidades para todos e todas”, ressaltou.
“Fortaleza precisa de nós unidos, pensando no coletivo e colocando os interesses da cidade acima de qualquer divergência. A governabilidade se constrói com diálogo e sei da importância dessa Casa, porque também já fui legislador e entendo o papel essencial dos vereadores e vereadoras na mediação entre o Executivo e a população”, acrescentou.
Endividamento
A preocupação externada por Evandro foi com a dívida de R$ 4,6 bilhões herdada da gestão anterior e um déficit na Capacidade de Pagamento (CAPAG – análise da situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União) referente ao ano de 2024, o que resulta em uma redução do nível de pagamento e com isso o município poderá descer do nível B para C.
Com base nessa situação, Evandro Leitão voltou a reafirmar o comprometimento de todos da gestão na redução de gastos. Dentre as medidas estão: redução de salários do prefeito, vice-prefeita e secretários; redução de gratificação dos servidores; redução de cargos comissionais e de terceirizados; e revisão de contratos de aluguéis.