Depois de Prejuízo eleitoral

Executiva nacional do Cidadania decide desfazer a federação com PSDB

Por Oceli Lopes - Em 19/02/2025 às 6:46 PM

Cidadania, Partido

Reunião da Executiva Nacional do Cidadania. Foto: Vinícius Melo/Divulgação.

A Executiva Nacional do Cidadania decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira, 19, não renovar a Federação que mantém com o PSDB. O presidente nacional do partido, Comte Bittencourt (Plínio Comte Leite Bittencourt), explicou que o Cidadania vai cumprir os prazos legais para a ruptura, mas “a partir de hoje, e espero que o Diretório Nacional referende essa decisão, o Cidadania começa a trabalhar sua estrutura, visando o próximo período político-eleitoral”.

Comte adiantou que a legenda “abrirá conversa com os partidos do nosso campo” político visando as eleições de 2026. A decisão, tomada com ampla participação dos dirigentes nos Estados e parlamentares, será submetida à avaliação do Diretório Nacional, que se reúne no dia 16 de março. O desenlace se daria de forma “respeitável e democrática”, conforme afirmou o presidente.

Os dirigentes do partido presentes à reunião se revezaram criticando a Federação, que, segundo eles, teve como consequência uma preponderância do PSDB sobre o Cidadania, atrapalhando o crescimento do partido e levando à redução de sua representação nas câmaras municipais e no Congresso Nacional.

O presidente do Cidadania no Ceará, Alexandre Pereira, é a favor do rompimento a já se manifestou publicamente sobre o tema. “A decisão foi acertada. O Cidadania tem grande potencial para se reinventar, reestruturar-se e voltar a ser relevante”, escreveu Alexandre nas suas redes sociais, em outubro do ano passado, quando a direção nacional liberou os diretórios estaduais a se posicionarem no segundo turno das eleições municipais, independentemente do PSDB.

Com informações do Cidadania.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder