PARCERIAS RELEVANTES
Fernanda Pacobahyba debate ações de educação realizadas no Brasil e Angola
Por Marcelo - Em 05/12/2023 às 6:43 PM
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, recebeu nesta terça-feira (5), na sede da instituição, em Brasília, a visita da titular do Ministério da Educação de Angola, Luisa Maria Alves Grilo. A ministra estava acompanhada de sua delegação, além de representantes do Ministério da Educação, do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Na pauta do encontro, uma série de assuntos visando a melhoria contínua da parceria educacional entre os dois países. “Estamos reunidos para compartilhar mais sobre nossos principais programas de atuação. Alimentação escolar, transporte escolar, livros, ações fundamentais para a nossa educação. A ideia é fortalecer o diálogo, a parceria e a troca de experiências, visando o crescimento da educação não apenas no Brasil, mas em todo o mundo”, destaca Fernanda Pacobahyba.
No Amapá
Ontem, a presidente do FNDE participou de um evento com foco no diagnóstico, avaliação e avanço nas políticas públicas de educação do Amapá. Para encerrar a primeira etapa do projeto ‘Juntos pela Educação’, executado pelo Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP), foram apresentados os relatórios desenvolvidos até o momento. O objetivo da ação é mapear deficiências e boas práticas na educação daquele estado, contribuindo com a melhoria dos índices educacionais. O evento aconteceu no auditório do Sebrae Amapá e contou com a participação de autoridades locais e nacionais.
O relatório ‘Juntos pela Educação 1ª Etapa: Diagnóstico’ foi detalhado para os presentes pela conselheira substituta Terezinha Botelho. O conselheiro Regildo Salomão, coordenador do projeto, destacou a importância da iniciativa para a educação amapaense, enquanto o conselheiro Amiraldo Favacho, patrono do projeto, observou a diversidade a ser superada na região amazonense, ponto de diálogo e de atenção reiterado por todos os participantes e um ponto crucial, segundo reforçou o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, que citou o fator Amazônia como algo a ser levado em consideração ao se tratar da educação no seu estado.