LEGADO PARA A CIDADE
Fernando Amorim recebe título de mais novo Cidadão Honorário de Fortaleza
Por Marcelo - Em 17/05/2024 às 12:17 PM
Em prestigiada sessão solene realizada na Câmara Municipal de Fortaleza, o diretor de Incorporações da Moura Dubeux, Fernando Amorim, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Fortaleza, em atenção ao requerimento do vereador Márcio Martins, aprovado por unanimidade por todos os parlamentares da Casa do Povo, e atendida pelo presidente da CMFor, Gardel Rolim. Uma homenagem mais do que justa a alguém que trouxe grandes empreendimentos comerciais e residenciais para a capital cearense; requalificou áreas que estavam degradadas; gerou milhares de empregos; movimentou a economia local e participou de forma determinante para a construção de cerca de 7.000 unidades residenciais de médio e alto padrão, além de centenas de salas comerciais.
Com uma atuação de 17 anos no mercado imobiliário da capital cearense, Amorim trabalhou muito para a implantação de dois shoppings centers – RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy – além de duas grandes áreas residenciais e comerciais em anexo, o Evolution Central Park e o Boulevard Shopping, respectivamente. Durante a solenidade, compuseram a mesa de honra os desembargadores federais do TRF5, Joana Carolina (sua esposa) e Cid Marconi; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner; a executiva Maria Lúcia Dubeux, diretora de Gente, Gestão e Cultura da incorporadora; o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, e o sócio-diretor da Lopes Immobilis, Ricardo Bezerra, além do vereador Márcio Martins. Autoridades, empresários, colaboradores da Moura Dubeux e outros convidados participaram da justa homenagem a Fernando Amorim na CMFor.
Celebrado
Em seu discurso, o vereador Márcio Martins, autor do projeto de decreto legislativo por sugestão do Capitão Wagner, lembrou em que num país como o Brasil, no qual o Estado às vezes atrapalha os empreendimentos, quem decide empreender merece reconhecimento e valorização. “E num setor importante, pujante, como é o caso da construção civil, que gera milhares de empregos. E essa comenda somos nós, fortalezenses, dizendo a alguém que veio de fora e escolheu a nossa cidade para estimular, fazer crescer, gerar emprego e renda, que somos gratos e orgulhosos de um pernambucano que veio para cá e fez muito mais que que alguns filhos dessa terra. E o reconhecimento da sua trajetória já começa quando comecei a colher as assinaturas aqui. Porque de PL a PSol, todos fizeram a questão de assinar. E colhemos todas as assinaturas dos 43 vereadores, foi unânime. Então, não só em meu nome, mas todos os vereadores e a cidade de Fortaleza quero lhe dizer, muito obrigado”, agradece.
O vice-prefeito da capital cearense salientou que o título concedido ao diretor da Moura Dubeux reconhece os valores de uma pessoa, presentes nas relações entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada. “Estamos reunidos aqui pelos valores que o Fernando encarna, como empreendedor representando a Moura Dubeux aqui em Fortaleza, éticos, profissionais e relacionados com as contribuições que a empresa pode dar para o desenvolvimento da nossa cidade, não só gerando emprego, renda e pagando tributos, fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas. Mas também, assumindo outros compromissos com a nossa cidade, trabalhando bem o ESG, o respeito ao meio ambiente, valorizando e construindo projetos em parcerias com o setor e a sociedade para que tenhamos mais capacidade de oferecer oportunidades às pessoas, incluir e respeitar as diversidades. E com um bom sistema de governança, que seja capaz de atrair para a nossa cidade os melhores investimentos, trabalhando com vanguarda. Você, Fernando, nos representa e esse é um título muito merecido”, destaca Élcio Batista.
O sócio da Lopes Immobilis ressaltou o legado que vem sendo deixado em Fortaleza por Fernando Amorim nesta 17 anos, com a geração de dezenas de milhares de empregos nesse período, cerca de 70 empreendimentos residenciais e comerciais, contribuindo para o crescimento econômico da Capital. “Além de ter convencido o empresário pernambucano João Carlos Paes Mendonça, do Grupo JCPM a investir uma fortuna em nossa cidade, com os dois shoppings RioMar; também uniu várias famílias tradicionais locais para transformar uma antiga fábrica fechada (Finobrasa) num fantástico bairro planejado, com ruas pavimentadas com bloquete intertravado (igual à Beira-Mar), fiação subterrânea, calçadas largas e arborizadas, um pedaço de primeiro mundo chamado Passeio Kennedy, atraindo vários estabelecimentos comerciais como Newland, Acal, Assaí e muitos mais. Além de novos empreendimentos residenciais da Moura Dubeux, como Jardino, Miraflor, dentre outros. Só na região do Presidente Kennedy são cerca de 7.000 apartamentos e, calculem o quanto de impostos, como o IPTU, serão recolhidos pelo poder público, para sempre. E, em breve teremos uma novidade incrível, que deverá ser o maior negócio imobiliário do Ceará e, possivelmente , do Nordeste. Parabéns Fernando Amorim e para Fortaleza, pois acaba de ganhar um filho à altura de seu honrado nome e de tudo o que representa para nosso povo”, celebra Ricardo Bezerra.
O homenageado
Ao final da solenidade, em seu discurso, o executivo agradeceu a honra de receber o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza, numa cidade que o acolheu há 17 anos e onde tantos amigos conquistou. Lembrou de sua infância e da trajetória profissional de quase 31 anos na Moura Dubeux e agradeceu aos donos da incorporadora – Gustavo, Marcos e Aluísio Dubeux -, e todo o grupo de colaboradores. “Hoje é a formalização de como me sinto há muito anos, ‘um cidadão fortalezense’. Esse reconhecimento me traz imensa alegria e satisfação. É fruto de um trabalho que mostrou que nosso objetivo não é apenas construir prédios. E agradeço à minha família, aos nossos filhos – Henrique, César e Alice -, pois sei do sacrifício que enfrentam, por não terem o pai em casa durante a semana. Mas tenho consciência de que o maior mérito é da minha mulher, Joana Carolina, que sempre me apoiou“, afirma.
E lembrou os resultados conquistados na capital cearense. “É verdade que a Moura Dubeux coleciona números expressivos aqui. Foram 35 lançamentos imobiliários, no total de 78 torres – residenciais e comerciais – que somam mais de 8.500 unidades. Atualmente, a empresa tem dez empreendimentos em andamento, os quais empregam mais de 1.200 funcionários diretos em Fortaleza. Tornar isso realidade só foi possível devido ao comprometimento e à competência de uma equipe que trabalhou duro, junto com nossos parceiros, e a todos ofereço minha eterna gratidão. Saio daqui, hoje, cheio de orgulho”, completa Fernando Amorim.