Disputa pela presidência
Fernando Santana assume interinamente presidência da Alece e defende espaço do PT na sucessão de Evandro Leitão
Por Redação IN Poder - Em 29/10/2024 às 9:45 PM
Com a eleição de Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura de Fortaleza, mudanças na presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) se fazem necessárias. Fernando Santana (PT), vice-presidente da Casa, assumirá o comando até o fim do mandato da atual mesa diretora, em fevereiro de 2025. Em entrevista recente, Santana afirmou que o momento é de cautela, mas que o PT e sua base aliada têm legitimidade para discutir a sucessão de Leitão na Alece.
Santana, que já ocupou interinamente a presidência da Assembleia durante a transição de José Sarto (PDT) ao Executivo de Fortaleza, ressaltou que a sucessão definitiva ainda não está na pauta principal. “É cedo para tratar da sucessão de Evandro, agora é o momento de comemorar a vitória”, disse ele à rádio O Povo CBN Cariri. Santana também defendeu a relevância do diálogo com Evandro Leitão e seus pares na Assembleia para fortalecer a continuidade do trabalho iniciado por Leitão.
Em janeiro, Santana deverá formalmente assumir o comando da Alece, dando continuidade aos projetos previstos, como a inauguração do novo plenário da Assembleia. “Irei assumir a presidência em janeiro, mas não estou falando sobre a eleição. Acho que ainda está cedo”, completou. A declaração do deputado sugere uma abordagem cuidadosa frente às expectativas de mudanças internas e ao impacto da nova composição política na Casa.
Questionado sobre o PT ocupar a presidência da Alece, mesmo com cargos importantes no Executivo estadual e municipal, Santana considerou natural que o partido participe das discussões. Ele argumentou que a presença do PT na sucessão “não é demais” e que o partido tem “direito de entrar nesse diálogo”. Santana destacou que o PT faz parte de um amplo arco de alianças no estado, que inclui partidos como o PSB e outras legendas alinhadas ao projeto liderado pelo governador Elmano de Freitas e pelo ministro Camilo Santana.
Para fortalecer a ideia de unidade política, o deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo Lula, mencionou Fernando Santana como um nome viável para ocupar a presidência da Alece. Essa indicação aponta para a coesão entre as lideranças do PT e reforça o interesse de manter a Assembleia alinhada ao projeto estadual e federal liderado pelo partido e seus aliados.
A perspectiva de Santana sobre o tema indica que a escolha do novo presidente da Alece pode se desenrolar nos próximos meses com o apoio de diferentes frentes políticas. Segundo o parlamentar, seja um nome do PT ou de outra legenda aliada, a decisão precisa fortalecer o compromisso com o desenvolvimento do Ceará, integrando a atuação da Assembleia ao projeto de governo do estado.