ATRAINDO TURISTAS
Fortaleza deve obter taxa de ocupação hoteleira de até 80% no Carnaval 2023
Por Marcelo - Em 20/01/2023 às 8:52 PM
A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) estima uma taxa de ocupação hoteleira na cidade para o Carnaval deste ano entre 70% e 80%. A alta procura mostra que a cidade vem ocupando um espaço significativo entre os grandes carnavais do Brasil, o que acaba gerando uma movimentação cada vez maior de visitantes de outros estados e fazendo a economia da cidade girar ainda mais rápido.
Desde a retomada das atividades no pós-pandemia, o turismo na capital cearense vem se destacando cada vez mais. Fortaleza foi o terceiro destino mais procurado por turistas brasileiros durante todo o ano de 2022. E figura entre as dez cidades mais procuradas para o período momino deste ano. Os dados são do site Decolar.
“Fortaleza tem Carnaval para todo mundo: inúmeras opções de festas públicas, inclusive para a criançada, e muitas festas em espaços privados também. Além disso, tem opções para quem prefere curtir algo mais tranquilo, como uma boa praia ou um bom restaurante com a família“, observa Alexandre Pereira, titular da Setfor.
O gestor destaca o trabalho da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura, de estímulo aos blocos de Carnaval na cidade. “A Prefeitura tem realizado um excelente trabalho na promoção do Ciclo Carnavalesco e, com isso, tem colocado Fortaleza no mapa do período momino, coisa que antes não era tradição na cidade”, ressalta.
O Ciclo Carnavalesco 2023 inicia nesta sexta-feira (20) com o Pré-Carnaval, que acontecerá em nove polos da cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Polo dos Queijos, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz e Marco Zero da Barra do Ceará.
Carnaval 2020
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Fortaleza, dos viajantes que vieram a Fortaleza no período do Carnaval em 2020 – último realizado até o momento – 88,44% eram turistas nacionais e 11,56% visitantes vindos do exterior. Dentre esses, 41,04% ficaram mais de sete dias na cidade, enquanto 35,26% ficaram de quatro a cinco dias. Entre os entrevistados, 91,91% estavam pela primeira vez participando do Carnaval na capital cearense.