ALTA PERFORMANCE
Fortaleza é a quarta capital do Brasil com os maiores avanços na área educacional
Por Marcelo - Em 12/11/2024 às 12:15 PM
Fortaleza obteve posição de destaque entre as capitais brasileiras com maiores avanços na área educacional entre 2010 e 2023, consolidando-se como referência no cenário nacional. Conforme a série ‘Desafios da Gestão Municipal’ (DGM), que sintetiza o desempenho das cidades em um índice de zero a um, a capital cearense conquistou a pontuação de 0,606. Com essa performance, ficou em 51º lugar no ranking geral e ocupou o quarto lugar entre as capitais.
Esse índice, fundamentado em 15 indicadores distribuídos nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento, sustentabilidade, evidencia que, no campo educacional, Fortaleza subiu 15 posições. No Brasil, apenas Curitiba, Goiânia e Salvador registraram avanços mais significativos na educação. O estudo analisa quatro fatores: a proporção de matrículas em creches e pré-escolas em relação ao total de crianças de 0 a 3 e de 4 a 5 anos, respectivamente, além do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos Ensinos Fundamental I e II. Esses critérios ilustram o compromisso da capital cearense em ampliar o acesso à educação infantil e a qualidade no ensino básico.
A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, enfatiza os esforços e iniciativas contínuas para promover o acesso e o aprendizado. “Temos uma política estruturada de educação, com um currículo inovador e investimentos em melhorias no parque escolar. Trabalhamos sempre com o objetivo de garantir o aprendizado de todos os estudantes. Para isso, investimos fortemente na formação e valorização dos educadores. A estrutura física das escolas, materiais pedagógicos e a expansão de vagas, especialmente na educação infantil, também são prioridades. Em quatro anos entregamos mais de 160 obras à comunidade escolar, com um investimento próximo a R$ 500 milhões”, diz.
Ampliação de matrículas
Nos últimos 12 anos, a Rede Municipal de Ensino mais que dobrou o número de matrículas em creches (para crianças de 6 meses a 3 anos), passando de 10.593 em 2012 para 25.556 atualmente. Desde 2021, foram criadas 7.109 novas vagas nesta etapa, tornando Fortaleza a terceira capital do Brasil com o maior número de matrículas em creches, conforme o Censo Escolar 2023. A cobertura para crianças de 0 a 3 anos subiu de 18% em 2010 para 38,8% no ano passado, enquanto na pré-escola houve uma expansão de 87,6% para 96,8%.
Fortaleza também supera as metas do Ministério da Educação (MEC) no Ensino Fundamental. De acordo com o Ideb de 2023, as notas em leitura e matemática dos alunos da Capital atingiram 5,9 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e 5,2 nos anos finais (6º ao 9º ano). Em 2011, a pontuação no Ensino Fundamental I era de 4,2, enquanto no Ensino Fundamental II era de 3,5 – o que demonstra um progresso consistente na qualidade do ensino em dois anos.
Compromisso
O comprometimento da Prefeitura de Fortaleza com a educação reflete-se nesses avanços significativos, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuindo para um futuro mais promissor para a população. Esses resultados atestam o impacto positivo dos investimentos e políticas implementadas, reforçando a educação como um pilar fundamental para o crescimento sustentável e inclusivo da capital cearense no cenário educacional brasileiro.