MELHORIA NA EDUCAÇÃO
Fortaleza é a segunda melhor capital avaliada pelo Ideb em todo o Brasil
Por Marcelo - Em 16/09/2020 às 8:16 PM
O prefeito Roberto Cláudio agradeceu, em nome do povo de Fortaleza, pelo extraordinário trabalho realizado por professores e gestores nos últimos oito anos, no que se refere à educação de crianças e adolescentes do 1º ao 9º Ano na rede municipal de ensino. Pois Fortaleza aparece na segunda colocação entre as capitais do Brasil.
“Estou falando, especificamente, dos dados que foram anunciados ontem, pelo Ministério da Educação, relativo ao indicador brasileiro mais utilizado para avaliar as redes de Ensino Fundamental, que é o Ideb. Saiu o índice dos anos iniciais, no começo do Ensino Fundamental, e dos anos finais, do 5º ao 9º Ano”, afirmou.
Ele destacou que os indicadores sofreram uma grande transformação em Fortaleza, desde 2012, quando era a 18ª capital nos anos iniciais e a 17ª nos anos finais, comparando com as outras capitais brasileiras.
“Este último indicador, referente a 2019, anunciado agora pelo MEC, indica que nos saltamos de 18ª colocada para 5ª colocada no anos iniciais, com a nota de 6,2 do Ideb. Das dez maiores capitais brasileiras, Fortaleza é a segunda colocada, perdendo apenas para Curitiba”, comemorou o gestor municipal.
Já no que se refere aos anos finais, saiu da 17ª para a 4ª colocação no ranking, e entre as dez maiores redes municipais de ensino das capitais brasileiras, Fortaleza também aparece na vice-liderança.
“Toda essa transformação aconteceu ao longo dos últimos oito anos, graças ao um grande pacto que foi feito em entender que a educação deva ser a maior prioridade, principalmente em uma cidade desigual. É o banco da escola pública garantindo aula, aprendizagem, alimentação, apoio a essas crianças, que vai fazer com que a nossa cidade mude”, finalizou Roberto Cláudio.