INOVAÇÃO PÚBLICA

Fortaleza entre as 13 cidades do mundo a participar de treinamento do Bloomberg

Por Marcelo - Em 28/04/2022 às 6:27 PM

Fortaleza é uma das 13 cidades selecionadas pelo Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Johns Hopkins University, e, durante um ano, receberá uma capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas. O anúncio foi feito oficialmente nesta quinta-feira (28).

Re-Ciclo é um dos programas de Fortaleza na área de resíduos sólidos           Foto: Divulgação

“Tenho grande alegria de informar que Fortaleza é uma das 13 cidades do mundo selecionadas pelo Bloomberg Centro de Inovação Pública para receber capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas. Na nossa cidade, o foco do treinamento será em resíduos sólidos, o que será fundamental para construirmos soluções inovadoras para o programa Fortaleza Cidade Limpa. Parabéns à Citinova, pelo belo trabalho que tem nos possibilitado relevantes parcerias”, afirmou o prefeito José Sarto.

“Fortaleza vai participar do programa Innovation Training, que é uma capacitação de um ano para técnicos e gestores, a partir dessa perspectiva de inovação, de participação social e equidade, com foco em políticas públicas inovadoras. Cada cidade tem que apresentar um tema e a Citinova apresentou, em nome de Fortaleza, o programa Fortaleza Cidade Limpa, para que a gente possa aprofundar cada um dos projetos e desenhá-los com essa perspectiva de inovação”, disse o presidente Citinova, Luiz Alberto Sabóia.

Além de Fortaleza, foram selecionadas Birmingham, Bloomington, Charleston, Cincinnati, Kalamazoo, Pueblo e Orlando, nos Estados Unidos; Calgary, no Canadá; Dublin e Limerick, na Irlanda; Varsóvia, na Polônia; e Maceió, no Brasil.

O programa será sem custo e vai oferecer um currículo de inovação de última geração, que ensina a abordagem de inovação pública por meio de estudos de caso, palestra, experiência prática e compartilhamento; aplicação da abordagem de inovação ao problema escolhido; e relacionamento com uma rede de suporte composta por cidades com programas de inovação bem sucedidos no mundo.

“Do combate à Covid-19 ao aumento de moradias populares, sabemos que os métodos de inovação fazem uma enorme diferença na capacidade de prefeitos, líderes municipais e seus funcionários de atender melhor aos moradores”, disse Amanda Dalfos, diretora executiva do Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Universidade Johns Hopkins.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder