
Políticas públicas
Fortaleza reduz quase 60% o número de mortes no trânsito
Por anamaria - Em 16/12/2022 às 3:55 PM
Considerada uma cidade referência em relação as políticas públicas de mobilidade urbana e nas estratégias, ações e projetos que visam a segurança viária, Fortaleza caminha para o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 140 óbitos em vias da Capital. A estatística aponta uma redução de 19% em relação ao mesmo período do ano passado e, se comparado aos últimos 20 anos, de 58%.

Antônio Ferreira, Superintendente da AMC. Foto divulgação
Conforme um levantamento feito pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) da Prefeitura de Fortaleza, foram contabilizadas 172 vítimas fatais entre janeiro e novembro no ano passado. Os motociclistas continuam sendo os mais vulneráveis no trânsito, correspondendo a 49% das mortes, seguido por pedestres (39%), ciclistas (6%) e ocupantes de automóveis (6%). Há 20 anos, os 11 primeiros meses registraram 333 mortes.
De acordo com o superintendente da AMC, Antônio Ferreira, “a responsabilidade no trânsito é compartilhada entre todos que estão nas vias. Enquanto devemos fazer nossa parte enquanto Poder Público, é preciso que a população respeite as normas de circulação, especialmente neste fim de ano, momento de festas e confraternizações”, destacou.
Plano de Segurança Viária, Sistemas Seguros e Visão Zero
Neste ano, a cidade passou a contar com o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, principal instrumento norteador da política de segurança viária. O plano, que institucionaliza uma série de estratégias bem sucedidas ao longo dos últimos anos, tornou Fortaleza a primeira capital do País a criar uma lei municipal sobre o tema.
Mais notícias


Viagem à China
