NOVO DECRETO
Funcionamento de restaurantes liberado à noite, mas bares seguem fechados
Por Marcelo - Em 17/07/2020 às 7:14 PM
O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram, nesta sexta-feira, que o Decreto Estadual de Isolamento Social será prorrogado por mais sete dias, a partir da próxima segunda-feira (20), destacando que Fortaleza avançará para a Fase 4, com algumas alterações, tendo em vista a última reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. E os restaurantes serão autorizados a funcionar no período noturno, até as 23 horas.
“Continuarão sem autorização para funcionamento as escolas e universidades para aulas presenciais; academias; cinemas; bares e eventos. Essas atividades continuarão sendo avaliadas, uma a uma, para que sejam definidas na próxima semana as datas de abertura de cada segmento. O comitê técnico já está se reunindo com esses setores e redefinindo protocolos”, explicaram.
Camilo afirmou que como a pandemia está em diferentes fases no Estado, o combate está sendo feito de forma regionalizada no Ceará, em cada macrorregião de saúde, com maior preocupação na Macrorregião Sul, mantendo os maiores municípios – Barbalha, Brejo Santo, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte – em isolamento social rígido, e os demais na Fase de Transição, durante a próxima semana.
As macrorregiões do Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central permanecerão na Fase 1 do plano de retomada das atividades econômicas, por precaução, devido a uma pequena elevação dos índices de contaminação. Enquanto os municípios da Macrorregião Norte avançarão para a Fase 1. Já os municípios da Macrorregião de Fortaleza seguirão para Fase 3 do plano.
O prefeito de Fortaleza deu maiores detalhes sobre as medidas que serão adotadas na Capital, nos próximos 15 dias, lembrando que todas elas seguem as orientações das autoridades sanitárias, pois o zelo com a saúde deve ser a prioridade número um.
“Infelizmente, cinco atividade ficaram fora dessa retomada, exatamente por orientação de precaução, cuidado, para aprofundar estudos a respeito dos impactos e da forma de abrir essas atividades: eventos, bares, cinemas, academias e também escolas. E na segunda-feira será retomado o diálogo com os representantes dessa atividades, para que tão logo se tenha segurança e clareza no período mais rápido de tempo, a gente possa pensar, já a partir da próxima semana um faseamento e protocolos”, explicou Roberto Cláudio.
O governador afirmou que o funcionamento dos restaurantes em Fortaleza será autorizado até as 23 horas, mas com todo o cuidado possível. “Reforço que todas as decisões são tomadas com muito critério e responsabilidade, seguindo estudos e orientações das nossas equipes de saúde. Volto a alertar que a pandemia continua e é obrigatório o uso de máscaras. Mas tenho certeza que vamos conseguir superar, com o envolvimento de todos os cearenses”, concluiu Camilo Santana.
Veja o vídeo completo:
Anuncio a prorrogação do Decreto Estadual de Isolamento Social por mais sete dias, a partir da próxima 2a feira (20), já que o atual decreto vale até domingo. Seguem as decisões tomadas:.Fortaleza avançará para a Fase 4, que terá algumas alterações. Continuarão sem autorização para funcionamento as escolas e universidades para aulas presenciais; academias; cinemas; bares e eventos. Essas atividades continuarão sendo avaliadas, uma a uma, para que sejam definidas na próxima semana as datas de abertura de cada segmento. O comitê técnico já está se reunindo com esses setores e redefinindo protocolos..Municípios da Macrorregião de Fortaleza avançarão para Fase 3;.Macrorregião Norte avança para a Fase 1;.Por precaução, pelos atuais indicadores, Macrorregiões do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe permanecerão na Fase 1;.Macrorregião do Cariri permanece na Fase de Transição da Economia. E seguem em Isolamento Social Rígido, Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu.Reforço que todas as decisões são tomadas com muito critério e responsabilidade, seguindo estudos e orientações das nossas equipes de saúde.Volto a alertar que a pandemia continua. Mas tenho certeza que vamos conseguir superar, com o envolvimento de todos os cearenses.
Publicado por Camilo Santana em Sexta-feira, 17 de julho de 2020