sem restrições
Gardel Rolim comemora aprovação do Passe Livre Estudantil em Fortaleza: ‘Conquista histórica’
Por Redação IN Poder - Em 09/11/2023 às 8:21 AM
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), celebrou a aprovação do Projeto de Lei que institui o Passe Livre Estudantil na Capital. A mensagem de autoria do Executivo foi aprovada por unanimidade no Legislativo municipal e, quando sancionada pelo prefeito José Sarto (PDT), fará de Fortaleza a primeira capital brasileira a conceder o benefício aos estudantes.
“É uma conquista histórica que vai beneficiar milhares de estudantes fortalezenses com a gratuidade de duas passagens diárias”, iniciou o pedetista. “Parabéns, estudantes. Continuem contando com o nosso trabalho”, finalizou.
A previsão é de que Sarto sancione a lei ainda nesta quinta-feira, 9. Com a assinatura do prefeito, Fortaleza se torna pioneira entre as capitais do País, ofertando o benefício sem restrição de rede de ensino, nível escolar, sem critérios socioeconômicos ou outros fatores limitantes de público beneficiado, ou seja, de maneira universal para todos os estudantes.
Outras capitais, por exemplo, como Belo Horizonte e Manaus, oferecem o passe apenas a estudantes que moram a mais de 1km da instituição de ensino. Já Brasília e Maceió exigem um cadastramento prévio para que o aluno seja beneficiado. Em Fortaleza, todos os estudantes residentes no município, independente do seu endereço, terão direito a duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis, durante dez meses do ano (excetuando-se apenas janeiro e julho) e o documento utilizado para a validação será a própria carteirinha de estudante, sem necessidade de nenhum cadastramento.