CARREIRA ILIBADA

General Montenegro é promovido para o Alto Comando do Exército Brasileiro

Por Marcelo - Em 25/10/2023 às 5:49 PM

O general Francisco Humberto Montenegro Júnior, que é cearense, acaba de ser promovido ao Alto Comando do Exército Brasileiro no cargo de General de Exército, recebendo a quarta estrela dourada para compor sua farda. Ela demonstra que Francisco Montenegro ocupa o mais alto posto da hierarquia dessa importante Força Armada, tanto que só existem 16 generais com quatro estrelas no Brasil, atualmente. Casado com Ana Raquel Aires Montenegro, o casal tem dois filhos: a 2º-Tenente Médica Camilla Montenegro e o acadêmico de Medicina na Universidade de Brasília (UnB), Humberto Matheus.

General Montenegro com a esposa, Ana Raquel, e os dois filhos do casal

Oficial superior de carreira nascido em Fortaleza, o general Montenegro incorporou às fileiras do Exército em 26 de fevereiro de 1983, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), situada em Resende (RJ), tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 6 de dezembro de 1986. Além de diversos cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Altos Estudos Militares, no Brasil, no exterior realizou o Curso de Altos Estudos Militares das Forças Armadas do Uruguai.

Durante a sua carreira militar serviu em unidades de Infantaria como o 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, o 23º Batalhão de Caçadores e o 1º Batalhão de Infantaria de Selva. Como oficial de Estado-Maior, desempenhou a função de Comandante do Curso Avançado da AMAN; foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior das Forças Armadas da Guatemala e chefiou a Assessoria Parlamentar, bem como a Assessoria de Assuntos Institucionais, ambas do Gabinete do Comandante do Exército.

Comandou, ainda, o 16º Batalhão de Infantaria Motorizado em Natal (RN), e o 21º Batalhão de
Infantaria de Força de Paz Brasileira na Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Como Oficial-General, comandou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em Recife (PE); foi o coordenador do preparo do BRABAT 25; cursou o Senior Mission Leader em Nova Delhi, na Índia; exerceu o cargo de Force Commander na Operação Viking, maior exercício de simulação de missão de paz do mundo, realizado na Suécia, e foi Secretário-Geral do Exército.

Dentre as condecorações nacionais com que foi agraciado destacam-se: a Ordem do Mérito da Defesa no grau Grande Oficial; as Ordens do Mérito Naval e Aeronáutico, todas no Grau Comendador; a Ordem do Mérito Militar no grau Grande Oficial; a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; a Medalha do Pacificador; a Medalha Monja Blanca – 1ª classe; a Medalha das Nações Unidas (MINUSTAH); Medalha Marechal José Pessoa, além do Distintivo de Comando Dourado.

Mais notícias

Ver tudo de IN News