COMBATE À COVID
Gestores da Prefeitura de Fortaleza prestam esclarecimentos à CMFor
Por Marcelo - Em 10/06/2020 às 8:55 PM
Representantes da Prefeitura de Fortaleza participaram nesta quarta-feira (10), de uma sessão virtual com integrantes da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da CMFor, para prestar esclarecimentos com relação às ações que o Executivo municipal tem realizado durante a pandemia.
Foram apresentados dados relativos ao monitoramento de aglomerações, controle de trânsito, organização de filas e notificação de estabelecimentos comerciais. A atuação dos órgãos ocorre de maneira integrada, tanto no planejamento quanto na execução, além de haver articulação institucional com o Governo do Ceará.
Segundo o presidente da Casa, Antônio Henrique, o objetivo foi garantir a transparência das atividades de fiscalização e prevenção relacionados à Covid-19. “Acredito que esta reunião desempenha o papel de observar o Poder Executivo, ao mesmo tempo em que damos a ele a oportunidade de apresentar suas ações”.
O superintendente da Agefis, Júlio Santos, afirmou que desde o início da flexibilização do isolamento social, ocorrido na segunda-feira, suas equipes estão indo aos shoppings e lojas no Centro para verificar o cumprimento das medidas preventivas. Ali, os fiscais fecharam 79 estabelecimentos por descumprimento do isolamento social e outros 11 por funcionar em horário não permitido, além de orientarem 46 ambulantes a desocuparem o espaço público.
Desde o começo da operação, em 16 de março, foram fiscalizados 560 estabelecimentos e realizadas 261 notificações de irregularidades que desrespeitam o direito do consumidor. E foram registradas 1.626 ações de monitoramento e dispersão de aglomerações entre os dias 8 de maio e 7 de junho.
Já Arcelino Lima, superintendente da AMC, durante a pandemia os agentes do órgão vistoriaram 575 pontos e montaram mais 90 barreiras sanitárias. No período de 20 de março a 31 de maio, a AMC registrou a redução em 57,7 % no número de acidentes de trânsito com vítimas.
E a Guarda Municipal, segundo seu diretor Rômulo Reis, está realizando o combate às aglomerações e apoio a operações de segurança. Na Operação Tolerância Zero, que ocorreu na Barra do Ceará durante o lockdown, houve o apoio da Polícia Militar.
No total, 24.773 pessoas foram abordadas, recebendo informações sobre a importância do isolamento social, 117.684 carros foram fiscalizados nos bloqueios, 17.817 máscaras distribuídas, 27 procedimentos em delegacia registrados e 293 autos de infração de trânsito lavrados.