
Presidente do TJCE
Governador em exercício, Abelardo Benevides celebra recorde de julgamentos do TJCE e avanços com IA
Por Redação In Poder - Em 17/01/2025 às 2:20 PM

Foto: Portal IN
O governador em exercício do Ceará, desembargador Abelardo Benevides, destacou o uso de inteligência artificial como elemento-chave para o recorde histórico de 737 mil processos julgados pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em 2024. Benevides, que também preside o Tribunal, ressaltou a evolução da produtividade durante entrevista nesta sexta-feira, 17. Ele ocupa interinamente o governo estadual até o retorno do governador Elmano de Freitas (PT), previsto para a próxima segunda-feira, 20.
“Festejamos, no final do ano, verificar que aumentamos muito a produtividade do Judiciário. Com a contratação de 400 servidores e a implementação de 66 robôs de inteligência artificial, conseguimos acelerar o andamento processual, como na transcrição de depoimentos e na elaboração de relatórios, permitindo que os juízes concentrem esforços no julgamento”, afirmou o desembargador. Segundo Benevides, o incremento de 15,3% nos julgamentos em 2024 reflete um aumento superior a 60% desde 2020.
O governador em exercício também comentou a sucessão no comando do TJCE, que ocorrerá em fevereiro, com a posse do desembargador Heráclito Vieira. “Foi uma eleição participativa e transparente. Heráclito, nosso atual vice-presidente, é determinado e culto, e deposito nele as melhores esperanças para a continuidade do nosso trabalho”, declarou.
Benevides frisou que, apesar de diferenças durante o processo eleitoral interno, o Tribunal mantém-se coeso. “Hoje posso dizer que o Tribunal está unificado e tranquilo. As eleições são parte da democracia, mas terminamos sem qualquer controvérsia ou recurso”, concluiu. As declarações foram dadas à rádio O Povo/CBN.
Mais notícias


Não Para
