PROGRAMA PRIMEIRO PASSO

Governo do Ceará abre mais de dez mil vagas de qualificação para jovens

Por Marcelo Cabral - Em 24/06/2022 às 5:58 PM

O Governo do Ceará lançou nesta sexta-feira (24), mais de dez mil novas vagas de qualificação profissional para jovens dos 184 municípios cearenses, dentro do Programa Primeiro Passo, visando qualificar e apoiar a juventude cearense. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, acompanhada da titular da titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, durante solenidade de certificação dos 3.416 jovens do referido programa realizada no Palácio da Abolição.

Izolda Cela autorizou as novas vagas para o programa de qualificação               Foto: Divulgação

“É obrigação do Estado trabalhar para dar oportunidades para a juventude, porque uma sociedade melhor depende dos projetos de vida e os sonhos dos jovens. Essa fase é um tempo definitivo, por isso nosso esforço tem sido que os jovens tenham uma boa escola, bem como preparação para o mundo do trabalho. É preciso sonhar e ter energia para realizar sonhos”, afirmou Izolda Cela, agradecendo às instituições parceiras que atuam na implementação das ações de capacitação.

As novas vagas serão destinadas aos 184 municípios que formarão turmas dos Programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo, que conta com três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: 4.440 para o Criando Oportunidades e 6.875 para o Primeiro Passo (Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário).

Em Fortaleza, as vagas contemplam as linhas do Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz, e os interessados devem se inscrever no site www.sps.ce.gov.br. No interior, os interessados devem procurar as secretarias municipais de assistência social para outras informações.

O programa Criando Oportunidades terá 222 turmas e o Primeiro Passo Jovem Bolsista, 123 turmas. Na linha Jovem Aprendiz, o quantitativo de vagas é determinado conforme a demanda das empresas, ficando a cargo das secretarias de ação social dos municípios os encaminhamentos junto aos programas.

Onélia Santana destacou a importância do Programa Primeiro Passo

Ao longo deste ano, a SPS ofertará mais de 26 mil vagas de capacitação profissional. “Unindo todos os programas de qualificação profissional da Proteção Social teremos, até o fim do ano, mais de 40 mil jovens qualificados. Isso significa investir no Capital humano. Dentro dos equipamentos da Proteção Social, também são contratados jovens desses programas. Isso significa acreditar no potencial da juventude”, destacou Onélia Santana.

Os cursos de formação do Criando Oportunidades abordam mercado de trabalho, empregabilidade e ética profissional; empreendedorismo; além de direitos sociais, cidadania e meio ambiente. As áreas ocupacionais atendidas são Beleza e cuidados ocupacionais; Apoio educacional; Mecânica; Gestão e negócios; Informática; Construção civil; Gastronomia; Confecção de vestuário, e Artesanato e design.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder