Após entrave

Governo do Ceará anuncia reajuste de 5,8% aos servidores do Estado

Por Redação IN Poder - Em 08/05/2023 às 6:23 PM

230508 Gov Assinatura Mensagem Reajuste Servidores Cg9909 4

Na proposta anterior, o retroativo referente a este ano seria pago apenas em 2024. Foto: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Após articulação de deputados estaduais junto com o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos de Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta segunda-feira, 8, a revisão geral da remuneração de todos os servidores públicos do Estado.

O percentual reajustado será de 5,8%, garantindo a reposição da inflação, e será pago em duas parcelas: 3% em junho e 2,8% em setembro, com retroativo a ser quitado em dezembro. O Projeto de Lei de autoria do Executivo, será enviado ainda nesta segunda para análise da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O auxílio alimentação também terá aumento de 5,8%.

“Isso é uma construção. Meu compromisso é efetivamente um convite que a gente possa atravessar este ano, mesmo com dificuldade, ocasionadas pela redução da receita, apesar de termos recebido o Estado organizado, juntos. A partir do ano que vem, nós teremos condição de um patamar de negociação muito mais favorável a vocês, e eu tenho clareza da importância do serviço público para o cidadão cearense”, ressaltou o governador. “Estou muito feliz que chegamos ao entendimento, e com a expectativa clara de que os servidores serão valorizados”, completou.

Inicialmente, a proposta do Governo contemplava o reajuste de 5,8% parcelado em duas vezes, com a primeira para junho e a segunda para outubro. O retroativo referente a janeiro e junho de 2023, seria pago apenas em 2024.

Mas após a reunião entre os servidores com os deputados Romeu Aldigueri (PDT) – líder do governo na Alece -, De Assis Diniz –  líder do blocão liderado pelo PT na Casa -, Larissa Gaspar (PT) e Renato Roseno (Psol), a proposta foi modificada.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder