INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS

Governo do Ceará assina mais dois memorandos para Hub de H2V no Pecém

Por Marcelo - Em 29/08/2022 às 7:05 PM

A governadora Izolda Cela assinou nesta segunda-feira (29) mais dois memorandos de entendimento para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) em solo cearense. Com esses, já são 22 documentos relacionados ao projeto que traz protagonismo para o Ceará na produção de energias renováveis. Além disso, caso sejam efetivados todos os projetos, o Estado poderá receber mais de R$ 100 bilhões em investimentos provados nos próximos cinco anos.

Izolda Cela  diz que o Ceará é a Casa do Hidrogênio Verde do Brasil               Foto: Divulgação

Este elevado número de documentos assinados em relação à nova matriz energética, acabam firmando a posição do Ceará como a Casa do Hidrogênio Verde no Brasil. “Estamos engajados em um compromisso de preservação da vida, para uma mudança de rota com relação aquilo que nos põe em risco e que afeta o planeta. Então, penso que estamos fazendo a parte que nos cabe para um futuro possível e mais promissor“, destacou Izolda Cela.

A gigante japonesa Mitsui & Co e a Caetano Bus foram as empresas contempladas no primeiro memorando da tarde. O objetivo é desenvolver a cadeia produtiva no Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, voltado para a produção de hidrogênio e amônia verdes para o mercado interno e externo, em especial o continente europeu, que tem sido fortemente impactado pela guerra na Ucrânia. Além disso, devem participar no desenvolvimento da cadeia produtiva no Hub, principalmente com projetos de mobilidade com uso do H2V e células a combustíveis. Estiveram presentes na reunião os representantes da Mitsui no Brasil, Katsutake Shiraishi, Nelson Kitayama e Kohei Seyama.

Já o segundo memorando de hoje foi assinado com a empresa ABB Automação Ltda., que trabalha em tecnologias de energia e automação, incluindo a cadeia de valor completa do hidrogênio, desde a produção, transporte, armazenamento, até o consumo. “Nós temos um grande conteúdo, não só de soluções de produto, mas também de conhecimento de engenharia para suportar esse desenvolvimento”, assegurou Sandro Moret, representante da empresa.

Protagonismo

No decorrer da reunião, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior, explicou o motivo de ser um momento tão importante para essa nova trajetória do Estado, em relação ao combustível do futuro. “Isso só fortalece esse elenco de empresas que estão sendo acolhidas pelo Ceará, que tem se tornado a Casa do Hidrogênio Verde no Brasil. Poder estabelecer laços mais estreitos com essas empresas é muito importante”, afirmou.

Também participaram da cerimônia o assessor para Assuntos Internacionais, César Ribeiro; além dos secretários da Infraestrutura, Lúcio Gomes; da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e do Meio Ambiente, Artur Bruno. Além da secretária Executiva de Planejamento, Stella Cavalcante; do vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, e os reitores da UFC, Cândido Albuquerque, e da Uece, Hidelbrando Soares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder