Comandada por Elmano e Roberto Sá
Governo do Ceará cria Comitê Estratégico de Segurança Integrada
Por Redação IN Poder - Em 10/06/2024 às 4:20 PM
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou um decreto nesta segunda-feira, 10, instituindo o Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi). Esta iniciativa visa promover uma ação coordenada e sistêmica entre os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – além dos órgãos de Segurança Pública e Justiça estaduais, com o objetivo de intensificar o combate ao crime em todo o território cearense. A primeira reunião do Coesi está agendada para a próxima terça-feira, 18.
Elmano garantiu apoio total às forças de segurança no cumprimento das atribuições do novo Comitê. “Tenho absoluta convicção de que, com a integração dos Poderes e instituições, avançaremos cada vez mais no combate ao crime, garantindo mais segurança para os milhões de cearenses. Nossas forças de segurança terão apoio irrestrito nessa missão”, afirmou o governador.
As atribuições do Coesi incluem aprimorar a gestão das políticas de segurança pública e defesa social, visando à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio. Além disso, o Comitê irá propor estudos e pesquisas temáticas e incentivar campanhas relacionadas ao aprimoramento do sistema de segurança pública e defesa social.
O Coesi será composto pelo governador, o secretário da Segurança Pública, e os comandantes dos órgãos vinculados – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense (Pefoce) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Também integram o Comitê o secretário da Administração Penitenciária, o procurador-geral do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça, o presidente da Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça do Estado, o superintendente da Polícia Federal no Ceará e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará.