APOIO AOS ESTUDANTES
Governo do Ceará deve pagar inscrição do Enem para os alunos da rede pública que tiveram seus pedidos de isenção negados
Por Marcelo - Em 29/06/2021 às 7:29 PM
O governador Camilo Santana anunciou ter enviado à Assembleia Legislativa projeto de lei para realizar o pagamento da inscrição do Enem 2021 para egressos da rede pública estadual de ensino que, por conta da pandemia, não prestaram a prova no ano passado e este ano tiveram seus pedidos de isenção indeferidos pelo Governo Federal.
“O Ceará tem galgado nesses anos uma política meritocrática e consequentemente vem colhendo resultados na educação. Estamos aqui hoje para encaminhar para a Assembleia Legislativa, sob regime de urgência, o pedido para que o Estado pague a inscrição – no valor de R$ 85,00 -, para todo aluno de escola pública que teve o pedido de isenção da inscrição indeferido pelo Governo Federal”, disse.
O pedido do governador deve entrar em votação nesta quinta-feira (1º), na Assembleia para, após a aprovação, estar disponível a tempo da inscrição dos alunos no Enem, que se encerra no próximo dia 14 de julho. “O Governo Federal negou essa isenção para pelo menos 3.800 alunos cearenses, e isso é um absurdo que não podemos aceitar. Não podemos prejudicar esses jovens”, ressaltou o governador.
Camilo Santana, que estava acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária de Educação Eliana Estrela, citou várias das ações implementadas em prol da educação no Estado, tornando muitas delas políticas públicas permanentes, principalmente em meio à pandemia do coronavírus.
“Distribuímos kits alimentação e cartão alimentação; 338 mil alunos do ensino médio receberam chips para se conectarem e terem acesso às aulas remotas, para que não se prejudicassem durante a pandemia. Adquirimos 150 mil tablets, personalizados e que permitem boa conectividade de vídeo, desses já entregamos 100 mil para alunos de 1ª série do Ensino Médio e para as Credes, e estamos aguardando para entregar os outros. São ferramentas para agregar aos estudos e ao acesso à informação dos alunos cearenses”, salientou.
O chefe do Executivo estadual ainda informou que o Estado está fazendo nova licitação, para alunos de 2ª Série do Ensino Médio, cerca de 170 mil tablets, com previsão de estender a iniciativa também aos alunos de 3ª série. “São investimentos que o Estado tem feito para colocar a educação do Ceará conectada, mais moderna, agregando valor ao aprendizado na rede pública. Para os professores, vale lembrar que defendemos e conseguimos incluí-los na vacinação como prioridade, e agora vamos trabalhar para a segunda dose ser aplicada o mais rápido possível”, salientou Camilo Santana.