ENFRETAMENTO À ESTIAGEM

Governo do Ceará é destaque nacional em ações de gestão de recursos hídricos

Por Marcelo - Em 25/10/2022 às 7:12 PM

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas, em parceria com outras secretarias e o Programa Cientista Chefe, elabora o primeiro Plano de Seca do Brasil e os Planos de Bacias Hidrográficas. Com esse trabalho integrado e outras políticas públicas voltadas ao enfrentamento à estiagem, tem se destacado em nível nacional.

Cinturão das Águas do Ceará vai garantir segurança hídrica ao Estado           Foto: Divulgação

Outro importante instrumento de planejamento desenvolvido no âmbito do Programa Cientista Chefe em Recursos Hídricos foi o desenvolvimento do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação da SRH: Demandas Tecnológicas. O documento formula a demanda de inovação das organizações do setor de recursos hídricos em termos precisos, sob a forma de projeto de pesquisa aplicada com transferência de tecnologia e/ou projeto de inovação.

O Cinturão das Águas do Ceará (CAC) é mais um projeto da gestão hídrica cearense, concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) em território cearense. Atualmente, o CAC é responsável pelo transporte de água do PISF para o Açude Castanhão e Região Metropolitana de Fortaleza.

Já com o Projeto Malha D’água propõe-se uma nova estratégia para o abastecimento hídrico dos núcleos urbanos do Ceará, que, indiretamente, influenciará a dinâmica de oferta de água para os demais usos. A proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das estações de tratamento de água junto a estes reservatórios, para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder