Plano Juventude Negra Viva
Governo do Ceará e União assinam acordos de cooperação e entregam equipamentos para promoção da igualdade racial
Por Redação IN Poder - Em 03/06/2024 às 9:38 PM
Com um histórico notável na luta pela igualdade racial e pioneirismo no abolicionismo nacional, o Governo do Ceará aderiu, nesta segunda-feira (3), ao Plano Juventude Negra Viva e à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ), iniciativas do Ministério da Igualdade Racial. O evento ocorreu no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas; da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira.
O governador Elmano de Freitas destacou a relevância dos investimentos na área, especialmente em um momento de fortalecimento das políticas públicas e da cooperação com a União. “Hoje é um dia importante para o Ceará. Assim como temos colaboração na educação e na saúde, é fundamental que colaboremos também nas políticas públicas para garantir oportunidades ao povo negro. Precisamos assegurar a conquista da terra, o acesso à educação, ao emprego, à formação e capacitação. São diversas políticas que devemos desenvolver, e, de mãos dadas com os municípios e a União, as chances de sucesso são muito maiores”, enfatizou o governador.
A ministra Anielle Franco expressou sua satisfação em estar no Ceará para a assinatura dos termos de cooperação e a entrega de equipamentos de promoção da Igualdade Racial a 14 municípios. Com um investimento de R$ 2,7 milhões, os kits entregues incluem um carro, bebedouro, refrigerador e televisão.
“Essa entrega é concreta, resultado de um trabalho contínuo desde o início do governo. Combater o racismo nunca foi uma missão fácil neste país, mas quando entregamos materiais com o PNGTAQ e o Juventude Negra Viva, não estamos apenas fornecendo equipamentos; estamos fortalecendo as políticas e chegando junto aos Estados para planejar os próximos passos. É um dia de grande significado”, afirmou Anielle Franco.
Os municípios beneficiados com os kits incluem Itapipoca, Maranguape, Morada Nova, Jaguaribe, Ocara, Jardim, Pereiro, Brejo Santo, Banabuiú, Campos Sales, Paraipaba, Porteiras, Solonópole e Jaguaribara, que recebeu apenas bebedouro e refrigerador.