SEGURANÇA EM GUARACIABA DO NORTE
Governo do Ceará entrega 51ª base do CPRaio e 50ª central de monitoramento
Por Marcelo - Em 08/11/2021 às 7:21 PM
O Governo do Ceará entregou nesta segunda-feira (8), para a população do município de Guaraciaba do Norte, a 50ª central de videomonitoramento do Estado e a 51ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). O objetivo principal é ampliar a segurança de seus habitantes.
O governador Camilo Santana participou das inaugurações e enalteceu o trabalho realizado pelos policiais cearenses, reforçando que o Raio e o videomonitoramento vão funcionar 24 horas para dar mais segurança à população. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e o prefeito de Guaraciaba, Adail Machado, acompanharam a solenidade.
“As motos têm mil cilindradas, são muito potentes, e temos equipes altamente preparadas, com armamento do que há de melhor. Nós importamos armamento dos Estados Unidos e da Europa. É o mesmo armamento que a Polícia Federal e o Exército americano usam. É o que há de melhor para a nossa Polícia trabalhar”, disse.
Ele afirmou, ainda, que o problema da segurança tem sido enfrentado no Ceará através da educação, esporte e cultura. “Na prevenção trabalhamos através das escolas de tempo integral, areninhas. Por outro lado, tem o trabalho da Polícia, com o policiamento ostensivo e o trabalho de inteligência”, relatou Camilo Santana.
A base do CPRaio em Guaraciaba do Norte contará com o efetivo de 30 PMs, dez motos e uma viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo no município, bem como nas localidades mais próximas. O titular da SSPDS, Sandro Caron, afirma que o CPRaio representa um reforço permanente na segurança dos municípios onde é instalado, oferecendo mais tranquilidade aos moradores.
Já o coronel Márcio Oliveira, comandante geral da Polícia Militar do Ceará ressaltou que em 2015 o Raio tinha apenas uma base na Capital e, hoje, são 51. “É um projeto ousado e que em parceria com as demais forças amigas e com o videomonitoramento tem reduzido os crimes e apresenta altos índices de prisões e apreensões”.
Em Guaraciaba serão 15 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelo município, compondo um conjunto com outras 49 centrais desse tipo existentes em todo o território cearense, com 3.363 câmeras no total, atuando no combate à criminalidade.