INFORMATIZAÇÃO DA SAÚDE

Governo do Ceará inicia entrega de 2.306 computadores para as UBSs do Estado

Por Marcelo - Em 17/03/2022 às 8:16 PM

O Governo do Ceará iniciou nesta quinta-feira (17), a distribuição de 2.306 computadores para revitalizar o parque tecnológico de unidades básicas de saúde (UBSs) dos 184 municípios cearenses. O objetivo da Secretaria da Saúde (Sesa) é dar agilidade na prestação da assistência em saúde pública, beneficiando a população e os profissionais.

Camilo destacou a importância dos computadores para as UBSs                       Foto: Divulgação

Os novos equipamentos vão equipar todas as UBSs das cinco Regiões de Saúde do Ceará e suas 22 Áreas Descentralizadas, com investimento de mais de R$ 10 milhões. O governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela; do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, detalhou o processo de entrega dos computadores que estão disponíveis no Almoxarifado da Sesa.

Eles auxiliarão os municípios no desempenho de indicadores das metas de saúde, contribuindo para uma melhor avaliação no atual modelo federal de financiamento da atenção primária, o Previne Brasil, programa cujos repasses financeiros aos municípios são realizados segundo o desempenho nos indicadores, como o cadastramento das famílias e o acompanhamento de programas de saúde pública para grupos prioritários, como gestantes, hipertensos e diabéticos.

“A entrega desses 2.306 computadores faz parte de uma política de modernização, integração e regionalização da Saúde do Ceará. O objetivo é que possamos informatizar e disponibilizar todas as informações e histórico dos pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. O Estado também está trabalhando a conectividade, com o Cinturão Digital, para integrar os dados dos municípios com a Sesa”, explicou o Camilo Santana.

Izolda Cela, Júnior Castro, Camilo Santana e Marcos Gadelha, na solenidade

A vice-governadora elencou os benefícios práticos que a população terá com a integração dos dados. “É importante dar condições aos municípios para melhorarem as informações de indicadores nos programas que salvam vidas de crianças, reduzindo a mortalidade com o acompanhamento sistemático das gestantes. Da mesma forma, contribuir para evitar mortes por infarto, AVC e acidentes de trânsito com motos é muito relevante. Com o empenho da gestão estadual, o engajamento da sociedade e o esforço dos municípios, a gente pode avançar e ser vitorioso nessas metas que impactam na saúde e na vida dos cearenses”.

A informatização dos dados na atenção primária possibilita um diagnóstico mais preciso da situação de saúde dos territórios, uma vez que facilita o cadastramento da população dos municípios. A partir da informatização dos dados é possível aprimorar o planejamento de ações de saúde mais voltadas à realidade local e, consequentemente, melhorar o desempenho dos municípios nos principais indicadores de saúde. A iniciativa contribui consideravelmente para a melhoria da qualidade de saúde dos cearenses.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder