INFORMAÇÕES GEORREFERENCIADAS

Governo do Ceará lança Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais

Por Marcelo - Em 26/12/2022 às 9:17 PM

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (26), a Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (Pedea). O software vai ajudar no desenvolvimento socioambiental sustentável com a base de dados dos órgãos ambientais estaduais integrada, promovendo o ordenamento na geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados georreferenciados pelos órgãos ambientais do Estado.

Governador Izolda Cela participou do lançamento da plataforma                      Foto: Divulgação

Segundo a governadora Izolda Cela, a Pedea chega para ser mais uma ferramenta de consciência sustentável entre os recursos naturais e as ações antrópicas. “Traz todo um portfólio que se relaciona aos nossos espaços, tanto no que diz respeito à geografia, georreferenciados, identificação das áreas de proteção. Nós temos a identificação dos ecossistemas, da fauna, da flora, das comunidades na Zona Costeira para conhecimento e perspectivas de ocupação ou investimento econômico, entre outras possibilidades”, afirmou.

A Pedea possui três módulos – base de dados, servidor geográfico e um portal com o ‘Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará’. No primeiro momento, o espaço vai unificar informações da zona costeira e ambiente marinho cearense. As informações poderão ser acessadas pelas instituições envolvidas, garantindo agilidade e suporte científico nas decisões.

A base de dados é o módulo que abriga e mantém seguro todos os dados da plataforma. O servidor geográfico é o software que processa as informações da base de dados em mapas digitais e os mantêm publicados na internet. Já o portal é a aplicação que permite visualizar e interagir, de forma intuitiva, todos os mapas publicados no servidor geográfico e em outros servidores de mapas acessíveis na web.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder