ENERGIA RENOVÁVEL
Governo do Ceará realiza a assinatura do 24º memorando ligado ao Hub de H2V
Por Marcelo - Em 26/10/2022 às 6:30 PM
O Governo do Ceará chegou à marca de 24 memorandos de entendimento (MoU) nesta quarta-feira (26), com a assinatura de mais dois ligados à produção de energia eólica e Hidrogênio Verde (H2V) no Ceará. Com esses, já se somam 24 documentos ligados ao projeto que visa tornar o Ceará o principal produtor de energia renovável do País. As novas empresas que devem integrar o Hub de H2V no Complexo do Pecém são a Gold Wind, fabricante de maquinário para energia eólica, e Alupar, que está interessada na produção de Hidrogênio Verde.
“Nós sentimos a responsabilidade que esse é um momento muito importante para o Ceará, quando o Estado está dando passos e elevando o seu patamar de presença, sempre nessa ideia de desenvolvimento sustentável e que represente também melhorias para a população”, disse a governadora Izolda Cela. “Coisas como a redução de desigualdade, porque é isso que o desenvolvimento precisa garantir, é o que percebemos em nossas tarefas e responsabilidades, garantir um estado melhor e mais bem estar para as pessoas”, completou.
Também presente na reunião, o titular da Secretária do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, destacou a importância desse ato de assinatura para os próximos anos no Estado. “Hoje tenho uma convicção muito grande que o Ceará vai realizar esses projetos e cumprir o desafio, em até menos de dez anos, que é consolidar o Estado como um dos principais locais do mundo em produção de energias renováveis, inclusive Hidrogênio Verde”, afirmou.
A Gold Wind deverá produzir equipamentos para geração de energia de fonte eólica e, com isso, desenvolver um cluster de produção de equipamentos deste setor. Além da implantação de uma planta industrial no Ceará, cujo investimento orçado para o projeto é de até R$ 150 milhões, o novo empreendimento deverá gerar cerca de 250 empregos diretos.
Já a Alupar tem interesse em desenvolver projeto da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, incluindo a avaliação de participação em um pool de armazenamento de amônia e de utilidades a ser desenvolvido e implantado no futuro Hub de H2V que será instalado na região do Porto do Pecém.