EMPREENDEDORISMO FEMININO
Governo do Estado, Cagece e Ambiental Ceará selam parceria para capacitações
Por Marcelo - Em 04/06/2024 às 5:00 PM
Capacitar mulheres para que possam empreender na área de saneamento é o principal objetivo da parceria firmada entre Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará nesta terça-feira (4). Um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria das Mulheres do Governo do Ceará foi assinado pela vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; pelo diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda; pelo diretor-presidente e pela diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, André Facó e Águeda Muniz, na sede da Vice-Governadoria.
As vagas para os cursos profissionalizantes serão direcionadas às pessoas acompanhadas pela Casa da Mulher Brasileira, nas 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP) para universalização do esgotamento sanitário firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará.
A vice-governadora destacou que a parceria visa ampliar oportunidades para as mulheres no mercado. “É preciso quebrar a visão de estereótipos e gêneros dentro do ambiente de trabalho. Sempre que me reúno com os prefeitos para tratar sobre o programa Ceará Por Elas, destaco a PPP de esgotamento, os investimentos em saneamento básico, a importância da licença social e o papel das mulheres nesse processo. Em um país onde o retrato das famílias tem as mulheres como chefes, ter essa parceria para incluí-las cada vez mais em outras áreas é muito importante. Assim, estaremos preparando as mulheres para entrar nesse mercado”, afirma Jade Romero.
Os cursos profissionalizantes serão ofertados por meio do projeto Mãos e Obras, uma iniciativa desenvolvida pelas empresas da Aegea – companhia líder em saneamento privado no Brasil e controladora da Ambiental Ceará, parceira da Cagece. O programa visa contribuir para que os serviços da área de saneamento sejam executados com qualidade e também possam estimular a economia local.
Laboratórios e inovação
O programa contará com a participação da Cagece, que disponibilizará seus laboratórios para aulas práticas, realização de pesquisas e projetos de inovação. A companhia também promoverá palestras, oficinas e ações para fortalecer as capacitações. Segundo o diretor de Gestão de Parcerias da Cagece, Luciano Arruda, a iniciativa vai ao encontro do esforço do Governo do Ceará para qualificar a mão de obra feminina e incluí-las no trabalho.
“No nosso caso, que é a universalização do esgotamento sanitário, precisamos incluir e oferecer às mulheres cearenses a oportunidade de trabalhar nessas frentes de serviço, que se multiplicam por todos os 24 municípios da PPP, que a Cagece e a Ambiental Ceará tocam para dar cumprimento à Lei do Marco Regulatório do Saneamento. Para que cumpramos o objetivo da universalização do esgotamento sanitário e, desta feita, também a inclusão da mão de obra feminina qualificada e preparada para esse grande desafio”, afirma Luciano.
As primeiras turmas ofertadas serão para o curso técnico de Instalações Sanitárias. Serão contempladas cerca de 50 mulheres, divididas entre as duas macrorregiões atendidas pela Ambiental Ceará, por meio da PPP com a Cagece. Ao final da formação, elas estarão aptas a atuar como bombeiras hidráulicas e realizar ligações de rede doméstica em sistemas de esgotamento sanitário.
“A Ambiental Ceará, nesta parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres e da Cagece, dá mais um grande passo no fortalecimento das relações com a comunidade para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. Dessa vez, estamos priorizando as mulheres, fazendo com que se tornem empreendedoras na área do saneamento, gerem renda e se insiram em um mercado que, até então, não é muito associado ao público feminino, mas vai passar a ser”, avalia Águeda Muniz.